Previsão do Tempo

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Efemérides do dia 08 de Janeiro de 2010


Principais acontecimentos registados no dia 8 de Janeiro em Portugal e no Mundo


1538 - Morre dona Beatriz, filha de dom Manuel e mulher de Carlos III, duque de Sabóia.


1642 - Morre em Pisa, Itália, o astrónomo e cientista italiano Galileu Galileia.


1679 - O explorador francês La Salle chega às cataratas do Niagara.


1912 - Constitue-se, na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), para "defender os direito do povo sul-africano".


1915 - Registam-se violentos combates nas zonas do Canal de Assee, na Bélgica, e, em Soissons, França, no decorrer da I Guerra Mundial.


1918 - O Presidente Wilson dos EUA apresenta os 14 pontos fundamentais para a paz mundial entre os quais se destaca a criação da sociedade das Nações Unidas, precursora da ONU.


1923 - A França inicia a ocupação militar do vale do Ruhr, na Alemanha.


1926 - Na sequência da expulsa do rei Hussein, Iben Saud ascende ao trono de Hejas, mudando o nome do território para a Arábia Saudita.


1941 - Morre, em Nieri (Quénia), o general inglês Robert Baden-Powell, fundador do escutismo.


1954 - Os ministros das Finanças da Comunidade Britânica reúnem-se em Sidney, Austrália.


1959 - O general Charles de Gaulle é proclamado presidente da quinta República Francesa.

           - Fidel de Castro, líder da revolução cubana, entra vitorioso em Havana a frente das suas forças.


1963 - A Mongólia desafia a China, dando todo o apoio à URSS na disputa ideológica que divide as duas nações comunistas.


1969 - Centenas de cubanos atravessam, à força de armas, as linhas militares cubanas com o objectivo de alcançarem a base norte-americana na Baía de Guantánamo, de onde seriam transportados para a Florida com o estatuto de refugiados.


1973 - Forças israelitas e sírias travam violentos recontros em terra e no ar, no que foi a luta mais violenta no Médio Oriente no espaço de um mês.


1974 - No Cambodja, rebeldes comunistas intensificam a pressão sobre Phnom Penh, desencadeando violentos ataques a Norte e a Sul da capital.


1976 - Em Pequim, morre o primeiro-ministro chinês Chou-en-Lai aos 78 anos de idade.


1978 - Richard Turner, destacado opositor do regime do "Apartheid" na África do Sul, é morto a tiro na sua casa em Durban.


1979 - Em Angola, é consagrado o Dia da Cultura Nacional.


1980 - Dezassete diplomatas soviéticos e as respectivas famílias recebem ordem para abandonar os EUA, no âmbito da campanha de represálias norte-americanas pela intervenção soviética no Afeganistão.


1986 - O presidente Reagan decide o congelamento de todos os bens do governo líbio nos Estados Unidos da América como precaução contra a reacção as medidas do boicote económico a aquele país, anunciado na véspera.


1989 - A URSS anuncia a destruição dos seus "stocks" de armas químicas durante o ano, mesmo antes de ser alcançado uma convenção internacional sobre a matéria.


1990 - Morre o actor britânico Terry Thomas, aos 78 anos de idade, especializado em papeis de "cómico" em cerca de 200 comédias ("o mundo maluco" e " os gloriosos malucos das máquinas voadoras") .


1991 - O presidente norte-americano, George Bush, exorta os aliados a não aceitarem nenhum compromisso com o Iraque.


1996 - Morre o antigo presidente francês François Mitterrand aos 79 anos de idade.

          - O presidente português, Mário Soares, visita oficialmente Angola.


2006 - Uma greve de controladores aéreos paralisa por várias horas os aeroportos italianos e mais de 600 voos foram cancelados.



             Este é o oitavo dia do ano. Faltam 357 dias para acabar 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário