Previsão do Tempo

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Efemérides do dia 5 de Janeiro de 2010


Principais acontecimentos registados no dia 05 de Janeiro:

1875 - Inauguração, em Paris (França), do teatro da ópera, obra do arquitecto Charles Garnier.


1876 - Iniciam-se os trabalhos de construção da ponte ferroviária de D. Maria Pia no Porto, Portugal.


1895 - O físico alemão Willhelm Roentgen anuncia a sua descoberta do raio-x.


1919 - Constitui-se o partido nacional Socialista (nazi), na Alemanha.


1964 - O Papa Paulo VI e o patriarca Benedito de Jerusalém encontram-se na terra Santa, no monte das Oliveiras, no que foi o primeiro encontro, em cinco séculos, entre um Papa Católico Romano e um patriarca da igreja Ortodoxa.


1966 - Realiza-se, em Havana, a conferência tricontinental, que criou a organização de solidariedade para com os povos da Ásia, África e América Latina (OSPAAAL).


1969 - A União Soviética envia para o espaço, em direcção à Vénus, uma sonda espacial.


1977 - A imprensa francesa publica a "carta 77", documento elaborado pela dissidência checa, onde se solicita o estabelecimento da liberdade democrática e o fim das violações dos direitos humanos na Checoslováquia.


1980 - O ministro português dos Negócios Estrangeiros chama a Lisboa, para consultas, o embaixador de Portugal em Moscovo, na sequência da condenação portuguesa da intervenção soviética no Afeganistão.


1981 - Lanza Del Vasto, conhecido como "o Apostolo da Paz", escritor e discípulo de Gandhi, morre, com 80 anos, em Múrcia, Espanha.


1984 - O conselho de ministros determina a quantia de 1,5 milhões de contos o capital mínimo inicial para a abertura de um banco privado em Portugal.


1985 - Criação da União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP).



1986 - O "News of the World" a paixão do príncipe André, segundo filho da rainha Isabel II de Inglaterra, por Sarah Ferguson, uma ruiva de origem aristocrática, com a aprovação do Palácio de Buckingham.


1987 - O conselho de assuntos hemisféricos (COHA) revela que os "contras" nicaraguenses foram os maiores violadores dos direitos humanos em 1987.


1990 - O Governo panamenho retira todas as honras, postos e cargos ao general Noriega, nomeando chefes da nova força pública oficiais exilados ou presos durante os seis anos de poder do "ex-homem forte" do país.


1991 - Quatro partidos iniciam em São Tomé e Príncipe a campanha eleitoral para as primeiras eleições legislativas multipartidárias no país.


1992 - O patriarcado de Lisboa determina que os sinos das igrejas da capital permaneçam silenciosos entre as 21:00 horas até as 08:00 da manhã, a fim de não perturbar o descanso dos cidadãos.


1994 - O departamento norte-americano de Estado anuncia que a Coreia do Norte concordou com as inspecções internacionais a sete instalações nucleares.
1999 - O presidente norte-americano, Bil Clinton, anuncia a flexibilidade da restrições comercial contra Cuba.


2005 - A jornalista do jornal francês Libération Florence Aubenas é sequestrada no Iraque.

            Este é o quinto dia do ano. Faltam 360 dias para acabar 2010  


Sem comentários:

Enviar um comentário