Previsão do Tempo

domingo, 31 de janeiro de 2010


Revolta do 31 de Janeiro de 1891

Onde e porquê?
   
   No dia 31 de Janeiro de 1891 deu-se, no Porto, a 1ª tentativa de implantar a República em Portugal.

    Os revoltosos estavam descontentes com a situação economico-financeira do país, com a situação social e com as decisões do governo relativas ao Ultimato Inglês de 1890, tendo por isso tentado implantar a República, através deste movimento revolucionário.


O que aconteceu?

   A revolta começou na madrugada do dia 31 de Janeiro. Os soldados dirigiram-se para o Campo de Santo Ovídio (hoje em dia, Praça da República) e daí descem a Rua do Almada até à actual Praça da Liberdade. No antigo edifício da Câmara Municipal do Porto, Alves da veiga proclama o governo provisório da República, hasteando uma bandeira verde e vermelha.


    Entretanto, a multidão, que já festejava, sobe a Rua de Santo António e vai em direcção à praça da Batalha para tomar a estação de Correios e Telégrafos.

    Porém, uma carga de artilharia e fuzilaria da Guarda Municipal, posicionada no topo da rua, interrompe bruscamente o cortejo, acabando por ferir tanto militares revoltosos como civis.

    O balanço foi de 12 mortos e cerca de 40 feridos.



Resultados

    Apesar de a revolta ter fracassado, foi considerada o primeiro grande passo em direcção à Implantação da República.

    Mais tarde, depois de implantada a República, o nome da Rua de Santo António foi alterado para Rua de 31 de Janeiro, em honra desta revolta e de todas as suas vítimas.


Sem comentários:

Enviar um comentário