Previsão do Tempo

sábado, 27 de março de 2010

A 27 de Março de 1968, morre Yuri Gagarin

A 12 de Abril de 1961, Yuri Gagarin tornava-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok  

Imagem 
Yuri Gagarin 

Iuri Alieksieievitch Gagarin, em cirílico Ю́рий Алексе́евич Гага́рин, (Klushino, 9 de Março de 1934 — Kirzhach, 27 de Março de 1968) foi um cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de Abril de 1961, a bordo da Vostok I, uma nave que pesava 4725 quilos. 
Biografia 

Yuri Gagarin nasceu na localidade de Klushino que, em 1968, após sua morte, foi rebaptizada de "Gagarin" em sua homenagem - numa região a oeste de Moscovo, Rússia, parte da então União Soviética e seus pais trabalhavam numa fazenda colectiva, algo comum na nação então comunista. Ele era o terceiro de quatro filhos e foi sua irmã mais velha que o criou, enquanto os pais trabalhavam duro na agricultura local e, como milhões de famílias na URSS, tiveram tempos bastante difíceis durante a II Guerra Mundial. 

Em 1955, após completar a escola técnica, Gagarin entrou para a escola de aviação militar de Orenburg, onde conheceu sua futura esposa, Valentina Oryacheva, com quem casou em 1957, após obter as suas asas de piloto de MIG-15. 

 
Gagarin no espaço 

Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos seleccionados, após difíceis processos de selecção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pela sua excelente performance nos treinos, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista - sua personalidade magnética e esfuziante, e principalmente devido às suas características físicas – ele tinha 1,57 de altura – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a Vostok, tinha um espaço mínimo para o piloto. 


Primeiro homem no espaço 

Em 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e preferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou este espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava numa nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento. 


Vostok 1 

Imagem 
A cápsula em que Yuri Gagarin efectuou sua ida ao espaço. 

Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo, promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros, com a Ordem do Cruzeiro do Sul. 

A fama e a popularidade começaram a afectar a personalidade de Gagarin, que afeito à fama, passou a beber constantemente, descurando o seu casamento, chegando a ferir-se num acidente,ocasionado pela bebida ,na Criméia, em companhia de uma jovem enfermeira, em Outubro de 1961. A partir de 1962, ocupou o cargo de deputado no Soviete Supremo da União Soviética até voltar à Cidade das Estrelas, o centro espacial soviético, para trabalhar no design de novas naves espaciais.
 

 
Selos comemorativos 

Depois de vários anos afastado, dedicado apenas ao programa espacial, Gagarin voltou ao curso de treino de pilotos, para uma requalificação como piloto de caça nos novos caças MIG da Força Aérea. Em 27 de Março de 1968, durante um vôo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e seu instrutor morreram, na queda do MIG que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado. 

Imagem 
Baikonur 

Elevado a oficial de Herói da União Soviética, o centro de treino de cosmonautas no cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, tem hoje o seu nome. Em Dezembro de 1993, a galeria Sotheby's, em Nova York, leiloou um grande lote de peças dos tempos gloriosos do programa espacial soviético. O uniforme usado por Gagarin foi arrematado por U$112.500 dólares. Foi o primeiro homem a ir ao espaco e a confirmar que a terra é redonda. 

Sem comentários:

Enviar um comentário