Previsão do Tempo

segunda-feira, 29 de março de 2010

A 29 de Março de 1549 chegam pela 1ª vez ao Brasil os Jesuítas.

Os Jesuítas no Brasil
A Companhia de Jesus é uma ordem religiosa da Igreja Católica. Seus membros são conhecidos como Jesuítas. A ordem nasceu das atividades do seu fundador Inácio de Loyola (1492-1556) e seus seis companheiros que se juntaram, consagrando-se pelos votos de pobreza, castidade e trabalhos apostólicos na Terra Santa, ou, se isso não for possível, trabalhar em qualquer empreendimento apostólico que o Papa querer.
Em 1549, nove anos depois de fundada a Companhia de Jesus, chega ao Brasil o primeiro contingente de Jesuítas, formado pelos padres Manuel da Nóbrega, Leonardo Nunes, João de Azpilcueta Navarro, Antônio Pires e mais os irmãos Vicente Rodrigues e Diogo Jácome.

Acompanhavam Tomé de Sousa, primeiro Governador Geral do Brasil (1549/1553) e aportaram na Bahia em março, depois de oito semanas de viagem.





Fundaram então a Província do Brasil da Companhia de Jesus, na Cidade do Salvador, na Bahia, que passou a ser a sede e cabeça da Ordem Inaciana na América Portuguesa e "desde logo se fez a paz com o gentio da terra e se tomou conselho sobre onde se fundaria a nova cidade, chamada do Salvador... Os mesmos índios da terra ajudaram a fazer as casas e as outras coisas."

Sem comentários:

Enviar um comentário