Previsão do Tempo

segunda-feira, 29 de março de 2010

A 29 de Março de 2004 a Irlanda foi o 1º Pais a proíbir fumar no trabalho, bares e restaurantes



Proibido fumar no trabalho, bares e restaurantes

29 MAR 04

 
A Irlanda torna-se, hoje, o primeiro país da Europa a decretar a proibição de fumar nos locais de trabalho, bares e restaurantes. A decisão levantou forte polémica, mas agora foi definido o quadro legal e o valor das multas para quem não cumprir as novas regras.
Uma multa até três mil euros é quanto pode pagar quem tentar fumar, a partir de hoje, num bar, restaurante, hotel ou nos transportes públicos irlandeses. Quem fumar no local de trabalho, ou em qualquer espaço público fechado, também é punido.
O governo irlandês acredita que com esta medida, inédita na Europa, os fumadores passivos vão estar protegidos e vão salvar-se algumas das sete mil pessoas que todos os anos perdem a vida por causa de doenças relacionadas com o tabaco.
A medida tem o apoio da maioria da população, mas há quem alegue que esta proibição vai afastar turistas e destruir o culto irlandês do pub's. Dizem que estar num pub sem fumar é tão estranho como não beber uma «Guiness».
Os opositores alegam ainda que vão perder centenas de postos de trabalho na indústria alimentar, do tabaco e entretenimento.
No entanto, a maioria da população apoia esta decisão. Uma sondagem revela que 20 por cento dos adultos responderam que vão mais depressa a um bar onde não se possa fumar, contra sete por cento que afirmaram o contrário.
Os resultados mudam se o objectivo beber um copo, 12 por cento disseram que vão passar a ir menos a pub's e 13 por cento que vão passar a ir com mais frequência.
O governo já está à espera de uma redução das verbas que entram nos cofres do Estado. Uma quebra de seis por cento no consumo do tabaco e de um por cento na cerveja. Isso pode significar perder 15 milhões de euros.
Os vendedores de máquinas de cigarros já estão a importar cigarros de ervas, sem tabaco, que escapam a esta interdição.
A Noruega vai adoptar uma posição semelhante a partir de Junho. Em várias cidades dos Estados Unidos também é proibido fumar em locais públicos fechados e no local de trabalho. Em breve, em Santa Mónica, na Califórnia, vai proibir o consumo de tabaco nas praias.

Sem comentários:

Enviar um comentário