Previsão do Tempo

terça-feira, 30 de março de 2010

A 30 de Março de 1968 nasceu Celine Dion

            Celine Dion








Biografia

Data de Nascimento: 30-03-1968
Local de Nascimento: Charlemagne, Quebec
País de Origem: Canadá

A história de Celine Dion quase que podia figurar num qualquer livro de contos de fadas. O salto do anonimato para a fama internacional foi feito de pequenos acontecimentos que em tudo se assemelham aos protagonizados pelas heroínas das histórias infantis. 
Celine nasceu no seio de uma família da parte francesa do Canadá, no Quebec, que contava ainda com mais treze filhos. O gosto pela música foi, no entanto, sempre preservado na família e assim que Celine, com apenas cinco anos, decidiu começar a cantar no bar dos pais, contou com o apoio de toda a família. Aos doze anos, escreveu a sua primeira canção, "Ce N'était Qu'un Rêve". Após alguma hesitação, acabou por ser decidido o envio de uma cassete para Rene Angelil, um produtor cujo nome a família tinha descoberto na contracapa de um disco de Ginette Reno. Foi necessário pouco tempo para Rene convidar Celine para cantar ao vivo no seu escritório, em Montreal. Dion causou uma tal impressão que, segundo consta, levou o produtor às lágrimas com a sua voz. Angelil vislumbrou em Celine uma potencial estrela e não hesitou em hipotecar a sua própria casa para pagar a edição dos primeiros dois álbuns da ainda jovem cantora. "La Voix du Bon Dieu" e "Celine Chante Noel". A canadiana cedo se transformou numa das cantoras preferidas da geração mais nova e a fama era então completada com vários prémios ganhos, caso da medalha de ouro no Festival Mundial da Canção da Yamaha, em Tóquio, no Japão. 
A carreira de Celine continuou em crescendo, com a conquista de prémios Felix and Juno, a versão canadiana dos Grammys. Anos mais tarde, em 1988, Dion ganhou o Festival Eurovisão da Canção, em Dublin. Mas existia, mesmo assim, um ponto que parecia impossível de alcançar: o mercado americano. 
Dois anos depois, Dion lançou o seu primeiro álbum em inglês, intitulado "Unison". Contudo, foi um ano depois que Celine obteve o primeiro êxito inequívoco no mercado americano. A cantora teve o privilégio de ser escolhida para cantar na banda sonora do filme da Disney, "A Bela e o Monstro". E foi exactamente o tema-título, cantado em dueto com Peabo Bryson, que lhe proporcionou a entrada definitiva no mercado americano, para além de um Grammy e de um Oscar. O ano seguinte, viu a edição do seu segundo álbum em língua inglesa, "Celine Dion", de onde foram extraídos singles triunfantes como "Love Can Move Moutains" e "Did You Give Enough Love". 
"The Colour Of My Love", o terceiro álbum em inglês, de 1993, consolidou a fama de Dion nos Estados Unidos. Um dos temas do álbum, "When I Fall In Love", incluído na banda sonora do filme "Sleepless in Seattle", deu a Dion a exposição mediática necessária para uma ainda maior divulgação no mercado americano. 
A vida sentimental de Dion parecia não ter muitas oportunidades, mas o romance com Rene Angelil, há muito mantido em segredo, por receio de comentários mais desagradáveis face á diferença de idades (Rene é mais velho que Celine cerca de 26 anos), culminou, por fim, no casamento, celebrado em 1994, na Basílica de Notre Dame, em Montreal. 
Dois anos depois, em 1996, Dion mostrou-se, uma vez mais, ao mundo, quando actuou na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta. O álbum editado nesse mesmo ano, "Falling Into You", para além das vendas consideráveis, alcançou ainda dois Grammys, para o Melhor Álbum do Ano e para o Melhor Álbum Pop do Ano. 
É em 1997 que Celine grava o tema "My Heart Will Go On", para a banda sonora do filme "Titanic". O filme, juntamente com a banda sonora, tornou-se num mega-êxito a nível mundial, e cimentou, em definitivo, o nome de Dion no mundo da música. O tema ganhou ainda o Oscar para a Melhor Canção Original. No fim desse mesmo ano, Celine editou então novo álbum, "Let's Talk About Love", preenchido com duetos cantados com nomes comoLuciano Pavarotti e Bryan Adams
No ano seguinte, Dion lançou o seu quarto álbum em língua francesa, "S'il Suffisait D'aimer" e, pouco tempo depois, "These Are Special Times". A obra de Dion continuou a ser premiada e, ainda em 98, ganhou seis Billboard Music Awards. 
Em 1999 a carreira de Dion entrou num período de stand-by. As razões prenderam-se inicialmente devido ao facto de, nesse mesmo ano, ter sido diagnosticado ao seu marido, Angelil, um cancro na garganta, o que levou a cantora a reflectir e a decidir-se por passar mais tempo com a família. Mas, felizmente para Angelil e para Dion, a doença acabou por ser debelada a tempo, dando assim a oportunidade para a concretização de outros sonhos: Celine anunciou a gravidez do seu primeiro filho em Junho de 2000. Dois anos de depois chegava às lojas novo álbum de originais, "New Day Has Come", a marcar o regresso definitivo da cantora aos escaparates e aos palcos, que em 2003 voltou a dar cartas no que toca aos originais, editando o álbum "One Heart". 
Em Março de 2003, Celine Dion assinou um contrato milionário com o casino Caesar's Palace de Las Vegas. O compromisso envolve a actuação da cantora em cinco espectáculos semanais durante três anos, num recinto que pretende ser uma réplica do Coliseu de Roma, com capacidade para 4 mil pessoas, e construído propositadamente para o efeito.
Celine Dion tem mantido a fertilidade de edições e continua a ser um fenómeno de vendas mundial, como comprovou o álbum "Taking Chances" (de 2007).

Sem comentários:

Enviar um comentário