Previsão do Tempo

domingo, 14 de março de 2010

Casas à venda por um dólar


Há cerca de 80 mil casas abandonadas em Detroit, 20% do parque habitacional. A cidade, capital da indústria automóvel americana, luta contra a desertificação, que levou a que a cidade perdesse nos últimos 30 anos metade da sua população - perto de um milhão de pessoas. Com pouca procura e muita oferta funciona o mercado, chegando-se ao cúmulo de haver casas à venda por um dólar.
Este fim-de-semana, a BBC2 irá emitir um documentário sobre a decadência de Detroit. Neste trabalho conclui-se que no ano passado 394 propriedades foram vendidas por um preço abaixo dos mil dólares. Em certos casos, os preços caem para os dez dólares.
Este cenário catastrófico foi relatado pelo Expresso há cerca de um ano, numa reportagem intitulada "Uma Cidade em Agonia", publicada no caderno de Economia.

Selva em Poll Town


Mesmo em bairros mais prestigiados, como o de Old Redford, imóveis que custavam há meia dúzia de anos 100 mil dólares, hoje não valem mais do que 16 mil. Mas há exemplos piores.
Em Poll Town, antigo bairro operário que há 50 anos albergava cerca de 200 mil pessoas, não há vivalma. Ali, a pouco mais de cinco quilómetros do centro da cidade, vida selvagem e toxicodependentes partilham as ruas.
"A luta para recuperar a cidade continua", explica ao Expresso Matt Millikin, vice-presidente da Community Legal Resources , organização sem fins lucrativos, que auxilia a comunidade a lidar com problemas como propriedade abandonada e insegurança. Há um ano ele acompanhou a reportagem do Expresso por entre as zonas degradadas da cidade.
"Ainda existem casas à venda por um dólar", afirma Millikin.
Detroit procura sobreviver, mas a lenta recuperação da indústria automóvel, que representa cerca de 20% da economia da cidade, pode prolongar essa luta por muitos e bons anos.

In jornal Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário