Previsão do Tempo

sábado, 20 de março de 2010

Efemérides do dia 21 de Março de 2010


Principais acontecimentos ocorridos a 21 de Março:" Dia Internacional para Eliminação do Racismo e Mundial da Floresta,  da Infância e da poesia".·


547 - Data provável da morte, em Monte Cassino, Itália, de São Bento.

1188 - Ascensão ao trono do Japão do imperador Antoku.
1413 - Henrique V torna-se o rei da Inglaterra.
1500 - A guarnição francesa em Novara, Itália, rende-se as forças de Ludovico Sforza.
1685 - Nasce o compositor alemão Johann Sebastian Bach.
1800 - De  um conflito armado, Pio VII é coroado Papa em Veneza com uma tiara papal provisória feita de papier-mâché.
1803 - Completa-se o Código Civil Francês (Código de Napoleão).
1804 - O Código de Napoleão entra em vigor em França.
1829 - Um terramoto em Espanha causa cerca de 6 mil mortos.
1857 - Um sismo em Tóquio, Japão, causa a morte de mais de 100 mil pessoas.
1871 - Otto von Bismarck é designado para Chanceler do Império Alemão.
         - O jornalista Henry Morton Stanley inicia a sua jornada para encontrar o missionário e explorador David Livingstone.
1905 - A Grã-Bretanha e a Pérsia assinam um acordo militar para impedir o avanço russo no Médio Oriente.
1915 - Na reunião anual da sociedade protectora dos aborígenes, de Londres (Inglaterra), aprova-se uma moção de protesto contra o tráfico de escravos na África Ocidental portuguesa e se reclama a pronta intervenção do governo britânico.
1918 - Canhões da Alemanha bombardeiam Paris (França), no decorrer da I Guerra Mundial, a uma distância de 120 quilómetros.
1919 - Proclama-se a União das Repúblicas Soviéticas (URSS).
1945 - Tropas britânicas libertam Mandalay, Birmânia.
1950 - O chanceler alemão Federal, Konrad Adenauer, propõe uma união económica entre à França e a Alemanha.
1960 - Massacre de Sharpeville, na África do Sul: A polícia abre fogo contra um grupo de manifestantes negros sul-africanos desarmados, matando 69 e ferindo 180.
1965 - Martin Luther King lidera 3.200 pessoas no início da terceira e finalmente bem-sucedida marcha pelos direitos civis de Selma até Montgomery, Alabama.
1966 - A Grã-Bretanha reata a venda de armas à India e ao Paquistão após um ano de embargo devido à confrontação indo-paquistanesa em Cachemira.
1977 - Indira Gandhi abandona o cargo de primeiro-ministro da Índia, após a derrota eleitoral do partido do congresso.
1978 - A ONU proclama o Dia Internacional contra o Racismo, que marca o início do ano da luta contra o Apartheid. Nesta data também celebrado o aniversário do massacre de Sharpeville na África do Sul.
1979 - O ministro de Angola da Defesa, Henrique Teles Carreira "Iko", anuncia, pela primeira, o derrube pelas batérias da força aérea, de seis aviões de tipo Mirage III e Camberra da esquadrilha aérea sul-africana, durante os ataques aereos ocorridos de 3 a 15 de Março, no sul de Angola.
         - O governo israelita, chefiado por Menahem Begin, aprova o tratado de paz com o Egipto e abre caminho para a cerimónia de assinatura do documento em Washington (EUA).
1980 - O presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, anuncia um boicote norte-americano aos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscovo como forma de protesto à Invasão Soviética do Afeganistão.
1981 - Na Polónia, o movimento sindical independente "Solidariedade" e o governo acordam em encetar conversações de emergência para sepultar a atmosfera de crise criada em consequência dos ataques da polícia aos membros da organização.
1983 - O Conselho da Europa anuncia a assinatura em Estrasburgo, por Canadá, Estados Unidos e nove outros países da Europa, da primeira convenção multilateral para o retratamento de presos estrangeiros.
1984 - Um documento de 23 cientistas e funcionários governamentais ingleses e norte-americanos, envolvidos num plano secreto para um sistema de radar, é encontrado numa cabine telefónica do aeroporto londrino de Heathrow.
1985 - Após um debate de 17 horas, os ministros do ambiente da CEE aceitam a introdução de novas normas para um carro europeu de baixa poluição.
1986 - O general Henry Namphy assume o poder total no Haiti, ao substituir o conselho nacional de seis membros, formado em Fevereiro quando o Duvalier abandonou o país.
1987 - Inaugura-se, em Washington, um monumento em honra dos sete norte-americanos mortos, em 1986, na explosão do vaivém espacial "Challenger".
1990 - A Namíbia torna-se independente depois de 75 anos de governo sul-africano.
1991 - O Iraque liberta 1.500 prisioneiros kuweitianos.
           - Morre Leo pender aos 81 anos de idade, inventor da guitarra eléctrica "Stratocaster". 

1993 - Um "comboio humanitário" chega a cidade de Benguela com 300 toneladas de alimentos para ajuda aos deslocados da província do Huambo.
          - A aliança dos partidos conservadores da França vence as eleições da primeira volta para eleger os membros da Assembleia Nacional, derrotando o partido socialista. 

          - O comando nicaraguense, que ocupou a embaixada do seu país 
em São José, Costa Rica, liberta os reféns e aceita, 250 mil dólares americanos pelo resgate, mas os seus membros são detidos mais tarde ao tentar sair daquele país. 

1994 - O filme A lista de Schindler de Steve Spielberg recebe sete Óscars.
1999 - A bordo do Breitling Orbiter III, o suíço Bertrand Piccard e o britânico Brian Jones entram para a história ao completarem a primeira volta ao mundo sem escalas num balão de ar quente em 15 dias, 10 horas e 24 minutos.
2005 - Sam Nujoma, Presidente da Namíbia desde 1990, é sucedido por Hifikepunye Pohamba.
2007 - Morre Guilherme Araújo, produtor musical brasileiro.  

             Este é o octogésimo dia do ano. 
Faltam 285 dias para acabar 2010.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário