Previsão do Tempo

segunda-feira, 8 de março de 2010

Efemérides do dia 9 de Março de 2010

Principais acontecimentos registados a 9 de Março na História do Mundo:

1860 - Chega a S. Francisco, o primeiro embaixador japonês nos EUA.

1882 - Conclui-se o tratado entre a República Argentina e o Chile, para delimitação das suas fronteiras respectivas ao Sul do continente americano. 

- O rei Dahomey (no Benin) manda sacrificar no seu aniversário natalício, milhares de prisioneiros que tinha sob seu controlo.

1945 - O mais intenso bombardeamento de Tóquio levado a cabo pelos "B-29" norte-americanos destrói mais de 40 quilómetros quadrados da cidade e mata cerca de 85 mil japoneses, no decurso da II guerra mundial.

1956 - O governo britânico obriga o arcebispo Makarios, do Chipre, a exilar-se nas Ilhas Seychelles.

1966 - A França retira-se da NATO por não concordar com a integração supranacional das forças da organização.

1970 - Os EUA retiram o seu reconhecimento à nova República da Rodésia (actual Zimbabwe), governada pela minoria branca, e encerram o consulado norte-americano naquela nação africana. 

1979 - Morre, em Roma, o cardeal francês Jean Villot, secretário de estado do Vaticano desde 1969 até 1975.

- O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena os ataques do regime de Salisbúria aos países africanos fronteiriços com a Rodésia (actual Zimbabwe) e exorta todas as nações a não enviarem observadores as "eleições" marcadas para Abril pelo primeiro-ministro Ian Smith. 

1980 - Realizam-se primeiras eleições para o parlamento espanhol.

1981 - As autoridades militares espanholas ordenam que o general Milans Del Bosch seja julgado em tribunal militar, na sequência da acusação de envolvimento no golpe, abortado, de 23 de Fevereiro.

1985 - O vaticano revela que a Santa Sé, administração central da igreja Católica romana, registou, em 1984, um défice de cerca 28 milhões de dólares.

1987 - O Ferry Boat inglês "Herald Of Free Enterprise" naufraga com "500 pessoas, das quais pereceram 140 a bordo, devido a uma súbita entrada de água através das suas portas moveis.

- Morre o pintor vanguardista espanhol Manuel Viola, 68 anos de idade.

1989 - O senado dos Estados Unidos rejeita a nomeação de John Tower para secretário da defesa na Administração Bush. 

1993 - As delegações do governo e da UNITA em Washington são informados que o governo norte-americano manterá o condicionamento do reconhecimento do executivo angolano a um acordo entre as duas partes. 

1996 -  Nasce a mais linda jóia do meu joalheiro, o meu filho João José Pereira de Sá Couto. 
          Jorge Sampaio toma posse, na Assembleia da República, como presidente da República Portuguesa, sucedendo a Mário Soares.

2002 - A vice-presidente Iraquiana, Taha Yassine Ramadan, renovou de forma implícita a recusa do seu país em permitir o regresso dos inspectores da ONU para verificar a situação do desarmamento no país.

=============================

Este é o sexagésimo oitavo dia do ano. Faltam 297 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário