Previsão do Tempo

domingo, 7 de março de 2010

Faz hoje 53 anos que a RTP iniciou as suas emissões regulares.


A 7 de Março de 1957, a RTP teve o início das suas emissões regulares, irradiadas desde os estúdios do Lumiar e difundidas por um pequeno emissor provisoriamente instalado no Monsanto. Nesse mesmo ano entram em serviço os Centros Emissores de Lisboa (Monsanto), Lousã e Porto.

A primeira transmissão directa realizada por uma unidade móvel, dá-se no ano de 1958 com a cobertura do jogo de futebol entre o Sporting e o F.C. Áustria, no Estádio José de Alvalade.
O início das emissões do Canal 2 dá-se em 1968 com a entrada em serviço do emissor de UHF, instalado no Monsanto em Lisboa.
Em 1972, iniciam-se as emissões regulares do Centro Regional da Madeira, com estúdios instalados no Funchal e em 1975 dá-se início às emissões regulares do Centro Regional dos Açores, com estúdios instalados em Ponta Delgada.
Em 1979, dá-se a transferência dos primeiros serviços para o novo edifício-sede na Av. 05 de Outubro, em Lisboa. No ano seguinte, em 07 de Março de 1980 dá-se o início das emissões regulares a cores no Continente, com a emissão do «17º Festival RTP da Canção».
Em 1986, entra em funcionamento Centro de Emissão, na sede da RTP, em Lisboa e nesse mesmo ano abre a primeira delegação da RTP no estrangeiro, mais concretamente em Bruxelas.
Em 1992 a «RTP Internacional» entra no ar com o objectivo de ser um importante factor de identidade cultural e um elo de ligação entre os portugueses espalhados por vários continentes. E cerca de quatro anos mais tarde, a 10 Julho de 1996 é anunciada a criação da «RTP África», enquanto canal étnico dirigido aos países africanos com língua oficial portuguesa.
Em 1997 dá-se o início das emissões de teletexto.
O ano de 2004 é marcado pela mudança para uma nova sede, situada na Av. Marechal Gomes da Costa, em Lisboa. Foi também o ano do lançamento de dois novos canais através da distribuição por cabo: «RTP N» e «RTP Memória». Ainda em 2004, a RTP adaptou a sua actividade na área das plataformas digitais com conceitos inovadores: formatos interactivos de programas TV e novas funcionalidades na programação adaptada para públicos com necessidades especiais.
Em 2005, alguns programas da RTP, como o Telejornal, passam a estar acessíveis através da rede móvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário