Previsão do Tempo

quarta-feira, 17 de março de 2010

Faz no dia 18 de Março de 152 anos que nasceu Rudolf Diesel


Rudolf Diesel

Rudolf Christian Karl Diesel  (18 de Março de 1858, Paris - 30 de Setembro de 1913, no Canal da Mancha) foi um engenheiro mecânico alemão que idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade. Rudolf Diesel inventou um motor a combustão de pistões que funcionava sob os efeitos de uma reacção química, uma explosão controlada, conseguida quando o oxigénio puro e óleo se misturam. Para conseguir a reacção química desejada no momento da ignição, foi preciso uma infinidade de outros inventos como bombas injectoras, bicos doseadores, bicos injectores e pulverizadores, engrenagens sincronizadas e outros acessórios para que o sincronismo requeridos actuasse na passagem do pistão no ponto de máxima compressão. Rudolf Diesel registou a patente do seu motor-reactor em 23 de Fevereiro de 1897.

Em sua homenagem foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refinação do petróleo o nome de diesel.

Tendo como fonte de combustível qualquer tipo de óleo, (gordura, banha ou gordura animal, margarinas e óleos vegetais) o motor-reactor óleo-oxigénio, dada a sua simplicidade e a enorme aplicação, rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os complexos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-eléctrica.

Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias estranhas que jamais foram esclarecidas.

óleo diesel é um combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos. É um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogénio e, em baixas concentrações, por enxofre, nitrogénio e oxigénio e seleccionados de acordo com as características de ignição e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário