Rudolf Diesel
Rudolf Christian Karl Diesel (18 de Março de 1858, Paris - 30 de Setembro de 1913, no Canal da Mancha) foi um engenheiro mecânico alemão que idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade. Rudolf Diesel inventou um motor a combustão de pistões que funcionava sob os efeitos de uma reacção química, uma explosão controlada, conseguida quando o oxigénio puro e óleo se misturam. Para conseguir a reacção química desejada no momento da ignição, foi preciso uma infinidade de outros inventos como bombas injectoras, bicos doseadores, bicos injectores e pulverizadores, engrenagens sincronizadas e outros acessórios para que o sincronismo requeridos actuasse na passagem do pistão no ponto de máxima compressão. Rudolf Diesel registou a patente do seu motor-reactor em 23 de Fevereiro de 1897.
Em sua homenagem foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refinação do petróleo o nome de diesel.
Tendo como fonte de combustível qualquer tipo de óleo, (gordura, banha ou gordura animal, margarinas e óleos vegetais) o motor-reactor óleo-oxigénio, dada a sua simplicidade e a enorme aplicação, rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os complexos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-eléctrica.
Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias estranhas que jamais foram esclarecidas.
O óleo diesel é um combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos. É um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogénio e, em baixas concentrações, por enxofre, nitrogénio e oxigénio e seleccionados de acordo com as características de ignição e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em sua homenagem foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refinação do petróleo o nome de diesel.
Tendo como fonte de combustível qualquer tipo de óleo, (gordura, banha ou gordura animal, margarinas e óleos vegetais) o motor-reactor óleo-oxigénio, dada a sua simplicidade e a enorme aplicação, rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os complexos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-eléctrica.
Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias estranhas que jamais foram esclarecidas.
O óleo diesel é um combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos. É um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogénio e, em baixas concentrações, por enxofre, nitrogénio e oxigénio e seleccionados de acordo com as características de ignição e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.
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