Previsão do Tempo

quinta-feira, 4 de março de 2010

Faz no dia 5 de Março 88 anos que nasceu Pier Paolo Pasolini

Nasceu a 5 de Março de 1922 em Bolonha. Filho de um militar, seguiu o pai nas mudanças dele, mas frequentou o liceu e a faculdade em Bolonha, onde teve como mestres Contini e Longhi e com amigos Leonetti e Roversi, até à licenciatura, em 1945, sobre a linguagem de Pascoli. Passava os verões em Casarsa, na região do Friuli, cidade de origem da mãe. Aí se refugiou depois do 8 de Setembro de 1943, para fugir à chamada no exército. Compôs os primeiros poemas em dialecto friulano, Poesie a Casarsa (1942), publicados mais tarde junto de outros textos friulanos em La Meglio Gioventù (1958). Em 1945 soube que o irmão mais novo Guido tinha sido morto num conflito entre dois grupos de partigiani com ideias políticas diferentes. Em 1947 inscreveu-se no Partido Comunista. Depois de ter encontrado trabalho como professor, numa aldeia perto de Casarsa, foi despedido e a seguir expulso do PCI por um obscuro episódio de homossexualidade que causou um processo por corrupção de menores. Esse foi o primeiro de uma lista muito comprida de processos (mais de 30) que deram a Pasolini a consciência da sua diversidade e marcaram o seu destino (e até o seu papel público, que ele próprio criou) de marginalizado e rebelde. Devido ao escândalo, em 1949 teve de deixar Casarsa, com a mãe (a relação com o pai já estava estragada), e mudou-se para Roma, vivendo primeiro num bairro de periferia e ganhando a vida com explicações e ensino em escolas particulares. A descoberta do mundo do sub-proletariado romano inspirou-lhe – para além de poemas contidos em As Cinzas de Gramsci (1957) e A Religião do Meu Tempo (1961), escritos depois de O Rouxinol da Igreja Católica (1943 – 1949,) – sobretudo os romances Vadios (1955) e Uma Vida Violenta (1959), que provocaram grande escândalo, mas asseguraram-lhe o primeiro êxito literário. Com os antigos colegas da faculdade Leonetti e Roversi fundou e dirigiu entre 1955 e 1959 a revista Officina, que contou com Frotini, Volponi e outros importantes estudiosos e críticos militantes como colaboradores. Começou entretanto a sua actividade no mundo cinematográfico: colaborou em alguns guiões (entre os quais As Noites de Cabiria de Federico Fellini), e a partir de 1961 realizou filmes como Accattone, Uccellacci e Uccellini, Édipo Rei, Medea, Decameron, Salò ou os 120 Dias de Sodoma. Muitos desses filmes provocaram escândalo e custaram ao seu realizador outros processos.
Nos anos 60 publicou Il Sogno di Una Cosa (escrito em 1949), mais poemas (Poesia em Forma de Rosa, 1964,Transumar e Organizar, 1971), e foi muito activo como crítico militante em vários diários e revistas (entre outras, dirigiu com Moravia e Carocci a 'Nuovi Argomenti'), actividade que, depois da colecção 'Passione e Ideologia', deu vida a muitas publicações, parcialmente póstumas: Empirismo Herético (1972), Escritos Corsários (1975), Descrizioni di Descrizioni(1979). Uma antologia da sua poesia foi editada em 2005 na Assírio e Alvim.
A sua produção teatral conta seis tragédias, todas escritas entre 1966 e 1974: Calderón, Afabulação, Pilades, Pocilga, Orgia e Besta de Estilo. 
Pier Paolo Pasolini morreu assassinado num campo em Óstia em circunstâncias misteriosas em 1975.

Sem comentários:

Enviar um comentário