Previsão do Tempo

quinta-feira, 4 de março de 2010

Foi a 5 de Março que o Spitfire fez o seu 1º vôo.

O Supermarine Spitfire foi um dos caças mais importantes de toda a Segunda Grande Guerra, tendo sido o primeiro a ser produzido no Reino Unido com revestimento totalmente metálico.

Foi desenhado por Reginald Mitchell que trabalhava na Supermarine Ltd. e que seguiu uma directiva do Ministério do Ar britânico de 1934 a qual declarava a intenção de se possuir um avião caça de alto rendimento com oito metralhadoras. O Spitfire era o descendente de uma série de aviões desenhados por Mitchell usados para participar no troféu Schneider nos anos 20.

Com um motor de Rolls Royce de 12 cilindros, o Spitfire voou pela primeira vez em 1935 apesar de não ter sido integrado como caça inteiramente operável na RAF até 1938. Fabricado sobre uma estrutura de alumínio, o seu novo desenho de ala elíptica e o seu potente motor permitiram uma melhor manobrabilidade a altas altitudes.

O Spitfire era enviado para combater os caças alemães e os Hurricane, mais lento, era enviado para defrontar os bombardeiros. Durante a Batalha de Inglaterra participaram mais Hurricane que Spitfire, no entanto, um melhor comportamento a grandes altitudes do Spitfire permitiu alcançar a vitória final.

Em 1942 fabricou-se um modelo parecido com o nome de Seafire, que era capaz de ser transportado nos porta-aviões da Royal Navy. Em 1943, o Spitfire foi o avião encarregado de desviar misséis V-1 alemães em pleno vôo, fazendo-os cair no mar. Em 1947, os Spitfire foram retirados dos esquadrões da RAF, no entanto, os que realizavam missões de reconhecimento continuaram ao serviço até 1954. Até 1947 tinham sido fabricados cerca de 40 modelos de Spitfire.

Sem comentários:

Enviar um comentário