Previsão do Tempo

domingo, 11 de abril de 2010

A 12 de Abril de 1945,morreu Franklin Delano Roosevelt

Franklin Delano Roosevelt nasceu em Nova York, em 1882. Frequentou a conceituada Universidade de Harvard e  formou-se em Direito pela Universidade de Columbia.
Roosevelt deixou de lado a advocacia para ingressar na vida política. Foi eleito senador democrata por Nova York, em 1910. Em 1913, foi nomeado secretário-adjunto da Marinha pelo então presidente Woodrow Wilson. Em 1920, foi o cadidato democrata à vice-presidência, mas foi derrotado.

No ano seguinte, aos 39 anos, foi acometido por uma poliomielite, mas continuou as actividades políticas. Chegou, inclusive, a aparecer de muletas para indicar Alfred E. Smith na Convenção Democrata de 1924.

Em 1928, Roosevelt foi eleito governador de Nova York. Foi reeleito em 1930, após uma campanha para contornar a crise económica de 1929, propondo um programa chamado New Deal, que previa uma maior participação do Estado na regulamentação da economia.

Foi candidato à presidência pelo partido Democrata e foi eleito, em 1932. Aprovou leis que estavam previstas no New Deal, como a criadora da Agência de Ajustamento Agrícola e a Lei Nacional de Recuperação Industrial.

O cenário que Roosevelt encontrou quando foi eleito não era nada animador. Nos EUA, eram mais de 13 milhões de desempregados e vários bancos estavam fechados. O presidente, então, apresentou um programa de ajuda para empresas e desempregados, e também para os diferentes sectores do país, como social e agrícola. Roosevelt foi reeleito em 1936, 1940 e 1944, tornando-se o presidente que governou por mais tempo os EUA.

Em relação aos conflitos da Segunda Guerra Mundial, o presidente procurou manter uma relação neutra com os demais países europeus. Mas a posição de neutralidade dos EUA foi desafiada quando, em 1941, o Japão atacou a base americana de Pearl Harbor. A potência norte-americana foi direccionada, então, para o conflito.
Num mundo visivelmente divido em dois pólos, capitalista e comunista, Roosevelt sabia que a futura paz estava relacionada no envolvimento entre a URSS e os EUA, dessa forma, dedicou-se na execução da ONU, que seria responsável por intermediar as relações entre as nações e garantir a paz.

Mas o presidente não chegou a ver a ONU virar realidade. Roosevelt morreu em 1945, de hemorragia cerebral.

Sem comentários:

Enviar um comentário