Previsão do Tempo

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A 14 de Abril de 2003 foi sequenciado o genoma humano

O QUE É O GENOMA HUMANO?
 O GENOMA é o conjunto de instruções que permite a construção de uma pessoa.
Cada célula de um ser humano tem no seu núcleo um conjunto de moléculas de DNA que, de cada vez que a célula se divide, são copiadas e passadas para as células filhas. Isto significa que todas as células do nosso corpo têm um DNA idêntico, organizado fisicamente em 46 cromossomas; 23 herdados do pai e 23 da mãe.
Cada molécula de DNA é composta por duas longas cadeias, colocadas lado a lado, ligadas entre si, e enroladas em hélice. Cada cadeia é formada pela repetição de quatro tipos de unidades químicas: nucleótidos de Adenina (A), de Timina (T), de citosina (C) e de Guanina (G). ( A, T, C, G—alfabeto do DNA)
Um gene é o mais pequeno segmento de DNA ( conjunto de letras numa ordem específica) capaz de dirigir a síntese de uma proteína.
GENE            PROTEÍNA             CARACTERÍSTICA
               
  Á  totalidade do DNA de um indivíduo chama-se genoma, que no caso do homem é constituído por mais de 3 mil milhões de pares de letras.
OS GENOMAS SÃO TODOS IGUAIS?
  NÃO. O Genoma de cada indivíduo é único., com excepção dos gémeos univitelinos.
No entanto, as diferenças registadas são mínimas, incluindo entre pessoas de raças diferentes. Estima-se que apenas 0,1 % do genoma seja responsável pela individualidade de cada ser humano.

VAMOS PODER ESCOLHER  AS CARACTERÍSTICAS DOS NOSSOS FILHOS?
                O conhecimento do genoma humano permite aos cientistas reconhecer as sequências do genoma que codificam determinadas características das pessoas, como a cor dos olhos. No entanto, é muito difícil reunir condições que permitam alterar o genoma do embrião, seja para mudar a cor dos olhos ou para evitar uma doença grave. Trata-se de processos complexos, por vezes envolvendo vários genes, que necessitam ainda de muita investigação.

É POSSÍVEL CONSTRUIR  UMA PESSOA EM LABORATÓRIO?
                  Por enquanto, não. Até agora os cientistas apenas conseguiram sintetizar artificialmente pequenos fragmentos de DNA. Para construir uma pessoa em laboratório era preciso produzir um genoma completo e funcional, que pudesse ser introduzido no núcleo de uma célula humana com capacidade embrionária. As competências técnicas actuais ainda não permitem um grau tão avançado de manipulação.
   
QUE BENEFÍCIOS TRAZ O GENOMA PARA A MEDICINA?
  Todas as doenças têm uma componente genética, quer seja directa quer seja em resultado da resposta do organismo a agressões ambientais como os vírus ou as toxinas.
                O conhecimento do genoma humano tem vindo a possibilitar aos cientistas a identificação de genes que causam uma doença ou contribuem para o seu surgimento. O grande objectivo é utilizar esta informação para desenvolver novos métodos de diagnostico, tratamento ou prevenção.


Sem comentários:

Enviar um comentário