Previsão do Tempo

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A 17 de Abril de 1894, nasceu Nikita Khrushchev


Nikita Khrushchev
1894-1971

Nikita Khrushchev nasceu a 17 de Abril de 1894 numa pequena aldeia da Rússia, Kursk Obelast, passando a viver com a sua família em Donetsk na Ucrânia a partir de1908.

Aparentemente inteligente, só recebeu 2 anos de escolaridade na infância e a educação mais básica apenas dos vinte ao início dos trinta anos.


Trabalhou arduamente no campo e nas minas antes da primeira guerra. Durante a guerra já participava em actividades sindicais e, logo após a revolução bolchevique, já estava incorporado no exército vermelho. Tornou-se membro do Partido Comunista em 1918. Em 1931 é transferido para Moscovo e em 1935 faz parte do Comité da cidade de Moscovo. Em 1938 chega a primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista da Ucrânia e, em 1939, torna-se membro do Politburo.

Durante a segunda Guerra Mundial Khrushchev serviu na frente oeste
como Tenente General e coordenou a defesa da Ucrânia. Com a rendição de Kiev foi demitido e chamado a Moscovo. Mais tarde aparece como comissário político na Batalha de Stalinegrado.

Depois da morte de Staline mediram-se forças entre as diferentes facções do partido. A 7 de Setembro emerge como líder do partido e rapidamente coloca-se acima dos seus rivais.

Com a sua ascensão há uma radical mudança na União Soviética. No vigésimo Congresso do Partido choca os congressistas com o célebre discurso sobre o culto da personalidade, referindo-se a Staline e à sua responsabilidade nos crimes cometidos nas chamadas grandes purgas.

Em 1958 substitui Bulganin como primeiro-ministro e assume o poder no partido e no estado. Inicia um programa de reformas muito dirigido para a produção de bens de consumo, em vez da grande aposta na indústria pesada do seu antecessor.

Em 1961 aprova uma proposta de W. Ulbricht para a construção do Muro de Berlim que ficou como uma das marcas da guerra fria.

Nikita Khrushchev era visto pelos seus inimigos com um politico sem maneiras ou educação, interrompendo frequentemente os discursos dos seus rivais com insultos. Ficou conhecido o célebre discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1960 em que mostrou a sua ira tirando os sapatos e batendo com eles na secretária com grande ruído. Repetiu esta cena por várias vezes no estrangeiro.

No mesmo ano, e também nas Nações Unidas, interrompeu o primeiro ministro inglês Harold MacMillan aos gritos pondo-se em cima da secretária em grande alarido.

Em Outubro de 1964 é deposto pelo Comité Central do partido. O seu afastamento ficou, ao que parece, a dever-se aos embaraços internacionais que as suas desajeitadas atitudes provocavam e à sua maneira caprichosa de estar na vida.

O Comité Central acusava-o também de erros políticos tais como a saída desajeitada da União Soviética da Crise dos Mísseis em Cuba e a desorganização da economia, especialmente no sector agrícola.

Apesar do seu nome ter ficado ligado a episódios marcantes da chamada Guerra fria - como a repressão da revolução na Hungria em 1956, a construção do Muro de Berlim em 1961 e a Crise dos Mísseis em 1962 – Khrushchev teve, por outro lado, resultados muito apreciáveis
 em termos de crescimento económico com taxas de crescimento muitas vezes superiores à de países ocidentais; ao demitir velhos dirigentes estalinistas substituindo-os por gente nova colocou dirigentes renovadores em pontos chave na URSS ou nos países satélites: o mais conhecido foi o político checo Dubcek, mais tarde bem conhecido na chamada Primavera de Praga.

Depois do seu afastamento, em 1964, Nikita Khrushchev esteve preso na sua residência durante 7 anos e morreu a 11 de Setembro de 1971. 

Sem comentários:

Enviar um comentário