Previsão do Tempo

terça-feira, 20 de abril de 2010

A 21 de Abril de 1864, nasceu Max Weber

Nascido em 1864 e falecido em 1920, Max Weber foi um sociólogo alemão e economista político que começou a sua carreira como advogado e tornou-se mais tarde professor de Economia nas Universidades de Freiburg, Heidelberg e Munique.
O seu livro mais lido continua a ser a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, uma teoria incisiva que relacionou os imperativos morais protestantes, nomeadamente calvinistas, e o advento do capitalismo.
Mas Weber garantiu um lugar cativo na história da gestão devido à sua teoria da burocracia, que assenta nos princípios da hierarquia e da autoridade de comando como a forma de organização estrutural ideal para todas as empresas, caracterizado por regras rígidas e por sistemas de controlo e hierarquias.
Actualmente considera-se que o modelo burocrático estudado por Weber não tem vida própria. Contudo, parece que ele veio para ficar em muitas organizações que desprezaram a inspiração, em nome da eficiência, subjugando os indivíduos às regras de uma máquina burocrática.

Sem comentários:

Enviar um comentário