Previsão do Tempo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A 30 de Abril de 1949, nasceu António Guterres


António Guterres

Político português, António Manuel de Oliveira Guterres nasceu em 1949, em Lisboa. Licenciou-se em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, onde leccionou entre 1973 e 1975, e esteve ligado a alguns movimentos católicos juvenis.
Tornou-se militante do Partido Socialista (PS) após a revolução de 25 de Abril de 1974 e, nas listas do PS, foi eleito deputado em 1976. Ao longo dos anos, desempenhou diversas funções no partido, sendo apontado, desde o início da década de 80, como um potencial líder. Depois de uma derrota eleitoral de Jorge Sampaio, foi eleito secretário-geral do PS em 1992, empenhando-se fortemente na oposição ao Governo de Aníbal Cavaco Silva, para o que procurou consolidar o seu poder dentro do partido e captar o apoio de independentes. Nesse mesmo ano, tornou-se também vice-presidente da Internacional Socialista.
Derrotando o Partido Social-Democrata (PSD) (então liderado por Fernando Nogueira) nas eleições legislativas de 1995, foi nomeado Primeiro-Ministro. Em 1999, após as eleições legislativas, manteve o cargo de Primeiro-Ministro, no XIV Governo Constitucional. Entre as personalidades mais influentes do seu Governo encontravam-se Jorge Coelho, Jaime Gama e João Cravinho (no XIII Governo Constitucional).
Mediante os resultados desfavoráveis ao Partido Socialista nas eleições autárquicas de 2001, António Guterres demitiu-se do cargo de Primeiro-Ministro. Em finais de Março reuniu-se com Durão Barroso do PSD, eleito para seu substituto após as eleições legislativas de 17 de Março de 2002.
Foi o líder da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia de 1 de Janeiro a 30 de Junho de 2000. Entretanto, ocupou também o lugar de presidente da Internacional Socialista, em 1999, tendo passado o testemunho ao político grego George Papandreou a 30 de Janeiro de 2006, depois de já ter abandonado o cargo em Junho de 2005 para poder assumir o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Sem comentários:

Enviar um comentário