Previsão do Tempo

domingo, 25 de abril de 2010

D. Nuno Álvares Pereira foi canonizado pelo Papa Bento XVI, no dia 26 de Abril de 2009


D. Nuno Álvares Pereira foi canonizado pelo Papa Bento XVI, no dia 26 de Abril de 2009, facto que engrandece Portugal e os portugueses e com o qual nos congratulamos.
Tudo indica que Nuno Álvares tenha nascido no Paço do Bonjardim, na freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho de Sertã, em 24 de Junho de 1360, embora alguns entendam que terá nascido na Flor da Rosa, Crato, filho natural do Prior do Hospital, D. Álvaro Gonçalves Pereira, e de Iria Gonçalves do Carvalhal.
Herói militar, foi graças à sua determinação e empenho que Portugal venceu a Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385, facto decisivo para manter a independência de Portugal face a Espanha e consolidando, assim, D. João I, Mestre de Avis, no trono.
D. João I fez dele um dos homens mais ricos de Portugal e casou o seu filho natural D. Afonso, Conde de Barcelos e futuro Duque de Bragança, com D. Beatriz de Alvim, única filha sobrevivente do Condestável. D. João, 8º duque de Bragança, seu descendente, veio a dar início à dinastia de Bragança com o nome de D. João IV, em 1 de Dezembro de 1640, pondo fim aos cerca de 60 anos de domínio espanhol e restaurando a soberania portuguesa.
Em 15 de Agosto de 1423 depois de se despojar de todos os seus bens, D. Nuno Álvares Pereira recolheu-se ao Convento do Carmo, que havia mandado construir, adoptando o nome de Nuno de Santa Maria. Faleceu no dia 1 de Abril de 1431.
Luís de Camões imortaliza Nuno Álvares Pereira n´Os Lusíadas escrevendo no Canto VIII :
"Se quem com tanto esforço em Deus se atreve,
Ouvir quiseres como se nomeia, Português Cipião chamar-se deve;
Mas mais de Dom Nuno Álvares se arreia:
Ditosa Pátria que tal filho teve!"
Nuno de Santa Maria, que ainda em vida o povo designava Santo Condestável, foi beatificado pelo Papa Bento XV em 23 de Janeiro de 1918.
Como disse Francisco de Matos Gomes, presidente da Casa da Comarca da Sertã, na obra "O Santo Condestável e o Infante", editada em 1962, "Frei Nuno de Santa Maria, filho do Prior do Hospital, neto do Arcebispo de Braga, Nobre entre os Nobres - naquela hora o mais nobre dos nobres - , irmanado com o Povo nas horas difíceis como nas de glória fulgurante, sumindo-se por fim entre os monges do Carmo, Nunálvares foi, em todos os aspectos da sua vida e dos seus pensamentos, o Portugal completo, o Portugal tornado Homem de carne e osso, tal que nos espanta e nos prosterna verificar, seis séculos mais tarde, um Homem ter podido ser assim...".
Exemplo de vida e conduta, Nuno Alvares Pereira é o Patrono da Casa da Comarca da Sertã, facto que muito nos honra, pelo que ainda mais nos congratulamos com a sua canonização e com o que isso representa para Portugal e para os portugueses.
As suas relíquias repousam num túmulo localizado no altar da Igreja de Santo Condestável, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário