Previsão do Tempo

domingo, 4 de abril de 2010

Efemérides do dia 5 de Abril de 2010

Principais acontecimentos registados a cinco de Abril:

1664 - Assinado o tratado de paz de Westminster, que põe termo a I Guerra Anglo-Holandesa.

1768 - É criada, em Lisboa (Portugal), a real mesa censória, iniciativa do Marques de Pombal, que retirava, deste modo, a inquisição os poderes da censura dos livros.

1794 - São executados na Guilhotina os revolucionários franceses Danton e Camile Desmoulins.

1821 - A Grã-Bretanha conclui o tratado de Pretória com os "Boers", reconhecendo a República Sul-Africana do Transval.

1884 - Naufraga, em Moçamedes (actual Namibe) em Angola, o barco a vapor "Índia" que trazia a bordo uma colónia composta de 44 pessoas, sendo 18 homens, oito senhoras e 18 crianças.

1896 - Inauguração do tonel do Rossio, em Lisboa, com a chegada, às 18h00, da primeira locomotiva a vapor.

1919 - Morre Francisco Marco, um dos videntes de Fátima.

1939 - Hitler decreta que todas as crianças alemães, com idades compreendidas entre os 10 e 13 anos, passem a pertencer a "juventude hitleriana".

1941 - Forças britânicas capturam Adis-Abeba, Etiópia, aos italianos.

1951 - Julius e Ethel Rosenberg são condenados à morte por um tribunal nova-iorquino, acusados de espionagem atómica a favor da URSS.

1955 - Winston Churchill demite-se de primeiro-ministro da Grã-Bretanha, sucedendo-lhe Anthony Eden.

1958 - Fidel Castro inicia a "guerra total" contra a ditadura de Fulgêncio Baptista, em Cuba.

1962 - O Governo Comunista chinês oferece à Mário Pinto de Andrade (MPLA) e à Holden Roberto (FNLA) facilidades para a formação militar de guerrilheiros angolanos na china.

1964 - Morre o general norte-americano Mac Arthur que, em 1945, aceitou a rendição do Japão, no termo da II Guerra Mundial.
1968 - Ministro da Justiça proíbe o funcionamento da Frente Ampla, criada por Carlos Lacerda, João Goulart e JKJK, movimento pela volta da democracia no Brasil.
1969 - Uma expedição britânica, constituída por quatro homens, alcança o pólo norte, apos 14 meses, em que percorreram 2,092 quilómetros em trenós puxados por cães.

1975 - Morre, em Taipe, o Marechal Chiang-Kai-Chek, aos 89 anos de iadde, presidente da Formosa.

1977 - O presidente egípcio, Anwar Sadat, solicita aos Estados Unidos o inicio do fornecimento de armas ao Egipto, incluindo aviões de combate.

1978 - O secretário de Estado norte-americano, Cyrus Vance, afirma no congresso que Israel violou um acordo com os EUA ao utilizar equipamento militar norte-americano numa intervenção no Sul do Líbano.

1978 - O presidente do governo militar federal e comandante-em-chefe das Forças Federais da Nigéria, general Olusegun Obasanjo, visita oficialmente Angola.

1980 - O presidente iraniano, Bani-Sadr, apela aos egípcios para que demitam o presidente Anwar Sadat por este ter garantido asilo ao deposto Xa Reza Pahlevi.

1981 - A policia italiana anuncia a detenção de dois elementos das brigadas vermelhas: os dirigentes Mário Moretti e Enrico Ferzi, suspeitos de terem dirigido os interrogatórios do juiz Giovanni d'Urso, que fora Raptado por aquela organização terrorista.

          - Morre, em Baltimore, EUA, Leo Kanner, conhecido como o "pai" da psiquiatria infantil.

1984 - Nuno Rodrigues dos Santos, presidente honorário do PSD, e uma das mais prestigiadas figuras da política portuguesa, morre aos 74 anos de idade, em Lisboa.

1986 - Uma bomba deflagra num clube nocturno de Berlim Ocidental matando duas pessoas e ferindo 150. O atentado é reivindicado pelo grupo extremista alemão comando "Holger Meins".

1991 - O vice-campeão do mundo de Asa Delta, o brasileiro Pedro Paulo Lopes, de 33 anos de idade, morre numa prova no Japão.

1992 - O presidente do Perú, Alberto Fujimori, suspende a constituição e dissolve o parlamento, interrompendo o regime democrático peruano.

          - O líder do ANC, Nelson Mandela, separa-se da mulher, Winnie Mandela, na sequência de julgamentos relacionados com agressões a jovens e assassínios.

1993 - É confirmada a detenção de Ma'Huno, sucessor de Xanana Gusmão na chefia da guerrilha do movimento de libertação de Timor-Leste.

1998 - Cerca de mil e 600 soldados residuais da UNITA começam a ser desmobilizados no município do Bailundo, província do Huambo, 200 militares foram já desmobilizados até a data, nas áreas de Sambo, Sambote, Chiumbo e Chinhama.

2000 - A PT, a CGD e o BES assinam um acordo de parceria estratégica para uma "nova economia".
2001 - Otmar Hasler é eleito Primeiro-ministro do Liechtenstein.
          -  Morre Aldo Olivieri, ex-goleiro da selecção italiana, bicampeã na Copa do Mundo de 1938.
2007 - Inauguração do Teatro Popular de Niterói, idealizado por Oscar Niemeyer
  
            Este é o nonagésimo quinto dia do ano. Faltam 270 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário