Previsão do Tempo

terça-feira, 27 de abril de 2010

Neste dia 28 de Abril, mas do ano de 1889, nasce António de Oliveira Salazar


Photobucket - Video and Image Hosting
Neste dia 28 de Abril, mas do ano de 1889, nasce António de Oliveira Salazar na freguesia de Vimieiro, concelho e município da Santa Comba Dão que também me viu nascer.
Seminarista em Viseu, estuda, licencia-se e dá aulas na Universidade de Coimbra e em 1926 (após o golpe militar de 28 de Maio) é convidado para Ministro das Finanças (Fazenda), mas demite-se 13 dias depois. Em 1928 assume novamente aquela pasta e em 1930 Salazar assume a cadeira do poder como Presidente do Conselho e só viria a abandonar o cargo em 1968 por incapacidade, ironicamente devido a ter caído de uma cadeira. Faleceu a 27 de Julho de 1970 e foi sepultado no cemitério da sua freguesia natal, Vimieiro, após cortejo fúnebre a partir da Estação de Caminhos de Ferro de Santa Comba Dão e em que eu tomei parte vestido com a farda da Mocidade Portuguesa.
Instituiu o chamado Estado Novo, cercou-se de uma polícia política, a tenebrosa 
PIDE que sucedeu à PVDE, criou o partido único (União Nacional), proibiu as oposições e impôs o regime totalitário. Fez concordata com a Igreja e ironicamente castigou o cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, por lhe ter desobedecido e fazer aquilo que qualquer cristão deveria fazer que foi passar vistos de entrada em Portugal (para posterior fuga para outros destinos) aos judeus em fuga dos nazis de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
A favor de uma política colonialista, coloca Portugal em isolamento internacional [orgulhosamente sós] e a braços com uma Guerra Colonial ou do Ultramar que fez milhares de mortos e de estropiados na juventude portuguesa e de nossos irmãos africanos.
Finalizo lembrando que esta crónica só foi possível porque a censura ditatorial de Salazar e seus pares não existe mais e desejo ainda afirmar, porque ainda não me pronunciei, que sou apologista da construção de um Museu do Estado Novo (ficará muito bem na casa onde nasceu) onde figure o seu espólio (o que ainda for possível de reunir), mas jamais, repito, jamais concordarei com a (re)edificação de uma estátua a Salazar nas ruas da minha Santa Comba Dão.
A propósito... o nascimento de Salazar consta da rubrica neste dia no ano de... cuja ligação faz parte do Voz (ao alto e à esquerda logo a seguir à data) e ironia das ironias fiquei sabendo que também neste dia do ano de 1945 o fascista italiano Mussolini foi executado e que o nefasto Adolfo Hitler (mais velho que Salazar apenas 8 dias e falecido em 30 de Abril de 1945 por suicídio) se casou (desconhecíamos esta faceta) com Eva Braun e ainda que lá para as bandas do Tigre e do Eufrates, nasceu, no ano de 1937, o ditador Saddam Hussein que o mundo deseja banir da face da terra quer fisicamente quer sob outras formas (estátuas, por exemplo) que o façam recordar.
Neves, AJ abril 28, 2006 11:40 AM Voz do Seven 2 | Voz no SAPO.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário