Previsão do Tempo

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A 10 de Junho de 323 a.c, morreu Alexandre, o Grande

Alexandre foi uma importante figura lendária que definiu o curso da história. Em apenas 11 anos conseguiu conquistar o maior império da história do mundo antigo. É irónico ter sido apelidado de Alexandre, o Grande, quando media apenas 1,52m, só que as suas façanhas militares grandiosas, ficaram marcadas. 

Nascido em Pella, Macedónia, em 356 a.c., filho do rei Filipe II, destacou-se muito novo pela inteligência. Com 13 anos, começou a ser educado por Aristóteles, aprendendo diversas matérias: retórica, política, ciências físicas e naturais, geografia e interessava-se pela história grega e por obras de grandes autores. Distinguiu-se nas artes marciais e na doma de cavalos, acabando mesmo por dominar facilmente aquele que seria o seu companheiro de viagens, Bucéfalo. O pai transmitiu-lhe conhecimentos de estratégia e proporcionou-lhe dotes de comando. Com 18 anos, teve a sua primeira prova de coragem, ao comandar um esquadrão que venceria a batalha de Queronéia, em 338 a.c. 
Com o assassinato do pai, em 336 a.c., subiu ao trono da Macedónia e assumiu a prioridade em iniciar a expansão territorial do reino. Logo nos primeiros tempos, o norte do seu reino foi atacado, mas venceu facilmente a batalha. Com a Grécia longe de perigo, partiu para a conquista do império persa. Em 334, já na Ásia, no rio Granico, enfrentou os persas e venceu. Seguiu a viagem triunfante, conquistando várias cidades aos persas, até chegar a Górdia, onde conseguiu o domínio da Ásia. Quem não gostou destas conquistas, foi Dário III, o rei dos persas, que decidiu desafiar Alexandre. Em 333, na batalha de Isso, os persas saíram vencidos. Logo de seguida, o rei da Macedónia assumiu a Síria e entrou no Egipto. Aos poucos, o maior sonho de Alexandre ia ganhando forma: unir a cultura oriental à ocidental. Em 332 fundou Alexandria, cidade que se tornou importante pólo cultural. Um ano depois, enfrentou novamente Dário na batalha de Gaugamela, o que levou à queda em absoluto da Pérsia, que ficou em poder dos macedónios. Com a morte de Dário, Alexandre foi proclamado rei da Ásia e sucessor da dinastia persa. 

Em 328 casa com Roxana e tem um filho, Alexandre IV. No ano seguinte, segue com as suas tropas para a índia, onde fundou várias cidades. As suas tropas acabaram por não querer prosseguir viagem, devido ao cansaço, como tal, Alexandre decide regressar à Pérsia. Nesta viagem foi ferido mortalmente e apanhou febres que nenhum médico soube curar. Acaba por falecer na Babilónia, a 10 de Junho de 323 a.c. com apenas 33 anos. Momentos antes de falecer convoca os seus generais e pede três desejos: que o seu caixão fosse transportado por médicos; que os tesouros dele cobrissem o chão, para que as pessoas entendessem que os bens conquistados ficam na terra e por fim; que as mãos fossem de fora de caixão, para mostrar que veio à terra de mãos vazias e que era assim que partia. Todos estes pedidos foram cumpridos e só vieram ressaltar a grandeza de espírito de Alexandre.

Sem comentários:

Enviar um comentário