Previsão do Tempo

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A 11 de Junho de 1910, nasce Jacques Cousteau

Militar, oceanógrafo e explorador francês (11/6/1910-25/6/1997). Nasce em Saint-André-de-Cubzac. Entra para a Marinha francesa e chega ao posto de capitão-de-corveta, em que recebe treinamento de piloto. Desenvolve veículos subaquáticos e, juntamente com o engenheiro Émile Cagnan, inventa o aqualung, cilindro portátil de ar comprimido para usar debaixo d'água.
Cria também a câmara de TV submarina e o escafandro autónomo. Seus estudos são fundamentais para a exploração de petróleo no mar do Norte e para a pesquisa dos hábitos de muitas espécies de animais. Com a câmara que inventou, regista em inúmeros filmes, como a série O Mundo Submarino de Jacques Cousteau, suas viagens a bordo do barco Calypso, do qual se torna comandante em 1950.
Jacques Cousteau Faz vários documentários de longa-metragem, entre eles O Mundo do Silêncio (1955), co-dirigido pelo cineasta Louis Malle. O filme ganha o prémio Oscar da Academia de Hollywood e a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.
Outro documentário seu, O Mundo sem Sol (1964), também é premiado com o Oscar. Nas suas pesquisas pelo mundo, que incluem viagens ao Brasil, demonstra extrema preocupação com a manutenção do equilíbrio da ecologia e com a preservação das espécie.

Sem comentários:

Enviar um comentário