Previsão do Tempo

domingo, 13 de junho de 2010

A 14 de Junho de 1920, morreu Max Weber

MAX WEBER(1864-1920)
Max Weber foi um sociólogo alemão que dedicou a sua carreira à compreensão das relações entre a ciência, o direito, a política, o conhecimento e a acção. Depois de se formar em História Legal e Política, tornou-se professor de Direito nas Universidades de Freiburg e de Heidelberg.
Na área das teorias de gestão, dedicou-se fundamentalmente ao estudo da burocracia nas empresas. O facto de ter considerado o modelo organizacional burocrático — caracterizado por regras rígidas e por sistemas de controlo e hierarquias — o mais eficiente não significava que ele fosse seu defensor. Weber apenas observava a realidade do mundo industrial emergente, no qual o modelo de liderança carismática — com apenas uma figura dominante na gestão — se revelaria pouco adequado às mudanças a longo prazo.
Hoje, afirma-se que o modelo burocrático estudado por Weber não tem vida própria. No entanto, parece que ele veio para ficar em muitas empresas que, mesmo hoje em dia, desprezaram a inspiração, em nome da eficiência, subjugando os indivíduos às regras de uma máquina burocrática.

Sem comentários:

Enviar um comentário