Previsão do Tempo

terça-feira, 15 de junho de 2010

A 15 de Junho de 1954, foi criada a UEFA


UEFA, ou Union of European Football Associations, é uma das seis federações continentais de futebol que fazem parte FIFA. Ela é o corpo gerencial do futebol de todos os países da Europa; além do mais, algumas federações nacionais que estão geograficamente localizadas na Ásia, mas fazem parte da UEFA. Estas nações são Armênia, Geórgia, Cazaquistão, Turquia, Israel, Chipre, Rússia e Azerbaijão. Das seis federações continentais de futebol do mundo, a UEFA é a mais rica e mais influente. Os melhores jogadores do mundo atuam pelos grandes clubes que pertencem à UEFA.
A principal tarefa da UEFA é supervisionar e organizar ligas e competições de seleções na região. Para a Copa do Mundo de 2006, a UEFA aprovou 14 estádios de 32 avaliados. Além disso, atualmente 14 dos melhores times do ranking mundial da FIFA são membros da UEFA. Cabe também à UEFA a responsabilidade de administrar as eliminatórias da Copa do Mundo de sua região, tanto no futebol masculino quanto no feminino, assim como competições de futebol júnior, futebol de areia e futsal. Quanto aos clubes, a Liga dos Campeões é o mais conhecido e importante torneio de futebol entre clubes.

História da Confederação

A UEFA foi fundada em 15 de junho de 1954 em Basel, Suíça, após conversas entre as federações da França, Itália e Bélgica no sentido de criar uma entidade maior para supervisionar a região. Henri Delaunay foi o primeiro secretário-geral e Ebbe Schwartz o presidente. A UEFA começou com 25 associações nacionais como membros, e atualmente o número é mais que o dobro, 53.
A primeira sede da UEFA foi em Paris, até 1959 quando mudou-se para Berna e finalmente para Nyon, Suíça, em 1995. O Campeonato Europeu de Futebol começou em 1958, e era chamado de Copa das Nações Européias até 1964. O primeiro campeão foi a União Soviética, que bateu a Iugoslávia por 2x1 numa emocionante final em Paris. O Campeonato Europeu de Futebol é realizado a cada quatro anos, assim como a Copa do Mundo.
A UEFA também organiza duas competições de clubes na Europa. A Liga dos Campeões foi a primeira a ser criada, em 1955, primeiro chamada Copa dos Campeões da Europa até 1991; e a Copa da UEFA, que começou em 1971, substituindo a Inter-Cities Fairs Cup. A Juventus é o único clube da Europa que venceu todos os campeonatos e copas organizados pela UEFA. A Supercopa da UEFA é jogada pelo campeão da Liga dos Campeões e da Copa da UEFA. Com 9 títulos, o Real Madrid é o time mais bem-sucedido da história da Liga dos Campeões.

Países-membros

A UEFA abrange 53 nações-membros, incluindo toda a Europa e alguns nações que tecnicamente fazem parte da Ásia e do Oriente Médio.

Competições da UEFA

Liga dos Campeões
A Liga dos Campeões da UEFA é a principal competição de futebol da Europa. 76 clubes de toda a Europa, alguns deles com grandes torcidas, competem pelo prestigioso troféu. A competição anual acontece em vários locais de todo o continente, com a partida final acontecendo em campo neutro. O clube mais bem sucedido a participar a participar da competição é o Real Madrid, e o atual campeão é o Manchester Unimed. Na edição 2008/09 da Liga dos Campeões, a final acontecerá no Estádio Olímpico de Roma.
Para conquistar a Liga dos Campeões da UEFA, os clubes precisam passar por um rigoroso processo de eliminação. Primeiro os times precisam participar de três rodadas qualificatórias, jogando duas partidas, em casa e fora em cada uma, com o clube que marcar mais gols na soma dos resultados passando para a próxima rodada. Durante a fase de grupos, 32 times são divididos oito grupos de quatro times cada. Os dois melhores de cada grupo avançam à próxima etapa, a fase de mata-mata, começando pelas oitavas-de-final e seguindo pelas quartas e semifinais. Em seguida, um local neutro é utilizado para determinar, em jogo único, quem é o campeão e melhor time da Europa.
A competição foi criada pelo jornal francês L'Equipe, apenas dois anos depois da criação da UEFA. O Real Madrid dominou a competição durante seus primeiros 5 anos de existência. O Liverpool FC foi o time seguinte a tornar-se uma potência vencedora do torneio, vencendo quatro vezes a Liga dos Campeões entre 1977 e 1984. Em 1992 a fase de grupos foi acrescentada à competição, tornando mais difícil a tarefa de conquistar o título de campeão.
Atualmente a final da Liga dos Campeões da UEFA é considerada para o futebol europeu o que o Super Bowl é para o futebol americano, por conta de sua popularidade e competitividade.

Copa da UEFA
A Copa da UEFA é uma das maiores competições de futebol da Europa. Um total de 157 clubes competem no torneio anual. Desde sua criação em 1971 a competição é considerada uma das mais prestigiadas do continente. Os times passam por rodadas eliminatórias para chegar à final da competição. Cada time joga contra outro em casa e fora com a final sendo disputada em campo neutro. Os times italianos lideram o ranking de conquistas por país, apesar de a última campanha vitoriosa de um time da Itália tenha sido a do Parma em 1998/99. O ultimo campeão foi um clube russo, o Zenit. St. Petersburg, que venceu a decisão contra o escocês Glasgow Rangers por 2x0, em partida disputada no Estádio Cidade de Manchester.
A competição foi formalizada em 1971/72 pelo suíço Ernst Thommen, em substituição às “Inter-cities fair cups”, disputadas por times de cidades que organizavam regularmente feiras de negócios. O primeiro clube a vencer a competição foi o Tottenham Hotspur. A competição foi dominada pelos times ingleses em suas primeiras edições. Jogadores como Kevin Keegan e Jimmy Case, do Liverpool, exibiram seu talento com o Liverpool durante esses anos.
Durante os anos 1980 os clubes da Alemanha Ocidental como o Bayern de Munique passaram a dominar a competição. Nos anos 1990 foi a vez dos times italianos serem os bichos-papões do torneio, com times como Juventus, Parma e Inter de Milão vencendo o torneio.
Mais recentemente, os times russos começaram a mostrar seu talento na Copa da UEFA, com as conquistas do CSKA de Moscou em 2004/05 e o Zenit de São Petersburgo em 2007/08.

Eurocopa
A UEFA EURO, também conhecida como Campeonato Europeu de Seleções, é o mais prestigiado torneio europeu entre seleções nacionais. A competição é realizada a cada quatro anos, dois anos após a Copa do Mundo. Os times passam por um processo de qualificação de 9 meses e são divididos em grupos. Os 2 melhores times de cada grupo fazem a fase final de Grupos. Os dois melhores de cada um dos 4 grupos finais (cada grupo com 4 times) avançam às quartas-de-final e os dois piores são imediatamente eliminados. Então quatro avançam às semifinais, de onde saem os dois finalistas para apontar o campeão. A Espanha é a atual campeã, vencendo a final da Euro 2008 contra a Alemanha na Áustria em 29 de junho de 2008.

Copa InterToto
A Copa Intertoto (UI Cup) é um torneio de verão para os times que não se classificaram para a Liga dos Campeões e Copa da UEFA. Criada em 1961 e incorporada pela UEFA em 1995, é considerada uma rota alternativa de qualificação para a Copa da UEFA. O torneio permite aos clubes que não se classificaram para os maiores campeonatos da Europa sentirem o gosto de uma disputa continental de futebol. 50 times competem em três rodadas num torneio eliminatório. Os campeões mais recentes são os alemães Hamburgo em 2007 e Stuttgart em 2008. Os clubes franceses são os que mais conquistaram o torneio, vencendo um total de 15 edições.

Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA
A UEFA gerencia as partidas eliminatórias da Copa do Mundo FIFA entre todas as nações-membros.

Direção da Liga

• Presidente: Michel Platini (2006-presente)

Sem comentários:

Enviar um comentário