Previsão do Tempo

terça-feira, 15 de junho de 2010

A 16 de Junho de 1960, deu-se o massacre de MUEDA

Moçambique
Os colonos brancos foram os primeiros a reclamaram a autonomia e mesmo a Independência de Moçambique. 
Os movimentos nacionalistas negros só surgem a partir dos anos cinquenta do século XX.  Dois acontecimentos são apontados como os tendo despertado: a greve dos estivadores em Maputo (1956), cuja sangrenta repressão causou a morte a 49 trabalhadores, e o massacre de Mueda (norte de Moçambique), em Junho de 1960, onde foram barbaramente assassinados 17 negros.
As primeiras organizações de libertação, a MANU (1959), UDENAMO (1959),  UNAMI (1961),  foram fundadas por emigrantes moçambicanos em colónias inglesas da África Oriental (Tânzania, Malawi,e Rodésia, respectivamente). Em 1962, por influência de Julius Nyerere (Presidente da Tanzânia), estas organizações fundem-se numa única frente de combate: a Frelimo, sob a direcção de Eduardo Mondlane (funcionário da ONU).
Embora da maioria dos dirigentes da Frelimo fosse do sul de Moçambique, os primeiros guerrilheiros são recrutados no norte, entre os macondes e os Nianjas, povos animistas que mantinham tradicionalmente uma relação conflituosa com os portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário