Previsão do Tempo

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A 2 de Junho de 1906, nasceu Josephine Baker

JOSEPHINE BAKER (1906-1975) 
A VÉNUs NEGRA

Também conhecida pelos apelidos de Vénus Negra, Pérola Negra e ainda Deusa Crioula, Josephine Baker foi uma célebre cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937. É geralmente considerada como a primeira grande estrela negra das artes de palco.
A dançarina começou a sua carreira quando era ainda criança dançando como artista de rua. Aos 15 anos começa a participar em espectáculos e no início da década de 20 actua na Broadway, em Nova Iorque. Em 1925 viaja até Paris onde se estreia no Théâtre des Champs-Élysées, fazendo grande sucesso com sua dança erótica e aparecendo praticamente nua em cena. Torna-se uma estrela da sala de espectáculos parisiense Folies Bergère.
A actividade de Baker não se circunscreveu à dança e, durante a Segunda Guerra Mundial desempenha um papel importante na resistência francesa à ocupação, sendo mais tarde condecorada com a Cruz de Guerra das Forças Armadas Francesas e a Medalha da Resistência. Mais tarde, nos anos 50, utilizou a sua grande popularidade na luta contra o racismo e pela emancipação dos negros, apoiando Martin Luther King Jr.
Na vida pessoal Josephine Baker demonstrou sensibilidade incomum e adoptou 12 órfãos de várias etnias, aos quais chamava “tribo arco-íris.”

Sem comentários:

Enviar um comentário