Previsão do Tempo

sábado, 19 de junho de 2010

A 20 de Junho de 1949, nasceu Lionel Richie

Lionel Richie deu os primeiros passos a solo em plena década de 80, no entanto, nessa altura, trazia já na bagagem mais de dez anos de carreira. O músico foi o principal impulsionador dos Commodores, uma banda Motown, que fundou no fim dos anos 60, e que liderou até 1981.
O músico, natural de Tuskegge, Alabama, onde nasceu em 1949, lançou o seu primeiro trabalho em nome próprio em 1982. "Lionel Richie" conheceu um êxito arrebatador, vendendo cerca de quatro milhões de unidades, que o colocaram no terceiro lugar da tabela de vendas norte-americana. No ano seguinte, repetiu o feito e lançou mais um êxito comercial, intitulado "Can't Slow Down", que acumulou um nível de vendas equivalente a oito milhões de cópias, para além de ter valido ao cantor o Grammy para Álbum do Ano, em 1984. 
No ano seguinte, Richie juntou-se a Michael Jackson e Quincy Jones, com quem escreveu e gravou o tema "We Are The World", que angariou milhões de dólares para o combate à fome em África. Em 1986, o músico assinou o tema "Say You, Say Me", incluído na banda sonora do filme "White Nights", protagonizado por Gregory Hines e Mikhail Baryshnikov. Já em 1981, Richie tinha colaborado na banda sonora do filme "Endless Love", para o qual escreveu e interpretou o tema-título, que se tornou no single que mais vendeu na história da Motown, até então.
Apesar do crescente sucesso vivido por Lionel Richie, o músico lançou o seu último registo da década da 80 em 1986, intitulado "Dancing On The Ceiling", que produziu singles como o tema-título, "Say You, Say Me" e "Se La". 
Durante a década de 90, o músico mateve-se mais afastado das edições discográficas, devido a um problema de garganta recorrente, ao qual se juntou um divórcio e a morte do pai, que o fez repensar acerca das prioridades da sua vida.
O regresso aconteceu em 1992, com o greatest hits "Back To Front", a que sucedeu "Louder Than Words", em 1996, depois de assinado o contrato com a Mercury/ Universal. O disco foi uma tentativa de actualização das sonoridades produzidas por Richie, adaptando-as à música produzida em finais de 90.
Depois de "Time", editado em 1998, Richie regressou a estúdio para gravar o álbum "Renaissance", que chegou ao mercado em 2001. O disco incluiu temas como "Angel", "Don't Stop the Music", "Cinderella" e "Tender Heart", que tentaram colocar Richie novamente na ribalta, mas sem grande êxito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário