Previsão do Tempo

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A 25 de Junho de 1852, nasceu Antoni Gaudi

Antoni Gaudi, arquitecto catalão, é um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde viveu e desenvolveu grande parte da sua obra ao serviço do mecenas Guell. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).
Na sua arquitectura Gaudi vai buscar inspiração ao gótico e principalmente à Natureza. Dentro de alguns dos edifícios projectados por ele temos a sensação de estar dentro de um organismo vivo devido às formas e às cores e não numa construção de pedra e cal.
Gaudi foi um fervoroso nacionalista Catalão. Nos seus últimos anos devotou-se exclusivamente à religião católica e a construção da Sagrada Família, obra ainda não concluída. Gaudi nunca se casou. Morreu aos 72 anos de idade vitima de atropelamento por um eléctrico. Decorre actualmente no Vaticano um processo de beatificação de Gaudi: “Gaudí era um grande cristão. Tinha uma espiritualidade franciscana, de amor e contemplação das belezas da natureza, imagens da beleza do Criador.”

Sem comentários:

Enviar um comentário