Previsão do Tempo

sábado, 5 de junho de 2010

A 6 de Junho de 1714, nasce D. José I

D. José nasceu em Lisboa em 1714. Era o terceiro filho de D. João V de Portugal e de sua esposa, María Ana da Áustria. José tinha um irmão maior, Pedro, que morreu aos dois anos de idade, o qual converteu a José em herdeiro ao trono luso. Por linha paterna era neto do rei Pedro II de Portugal e da rainha doña María Sofía de Neoburgo. Por linha materna era neto do imperador Leopoldo I da Áustria e de doña Leonor Magdalena de Neoburgo. Suas avós eram irmãs, sendo ambas filhas do Conde palatino Felipe Guillermo de Neoburgo, enquanto seus avôs eram primos quartos.
Em 1729, dom José casou com a princesa espanholaMariana Vitória de Borbón, filha do rei Felipe V de Espanha e de Isabel de Farnesio. Os vínculos com Espanha eram muito estreitos, já que dom José era ademais o irmão da futura esposa do rei Fernando VI de EspanhaBárbara. Sua esposa, Mariana Vitória, era uma amante da música e a caça, mas foi sempre uma mulher séria, à que não gostava dos assuntos políticos que atañían ao rei, e não teve complexos em manifestar este desagrado em público. O casal teve quatro filhas:
  • María Francisca (1734-1816), que herdaria o trono português como María I;
  • Mariana (1736-1813), morreu soltera;
  • María Francisca Dorotea (1739-1771), que também morreu soltera;
  • María Francisca Benedicta (1746-1828), que se casou com seu sobrinho, o infante dom José de Portugal (filho de sua irmãMaría I; ao morrer este, ela se retirou, sendo conhecida como a "princesa-viúva" o resto de sua vida. Não teve filhos.

Reinado

José I era um devoto católico e lhe apasionaba a ópera. Ascendeu ao trono português aos 35 anos de idade, depois da morte de seu pai, e quase de imediato deixou o poder em mãos de Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como o Marqués de Pombal. A história do reinado de José esteve marcada pela política ditada pelo próprio Melo.Paço, Lisboa.
O poderoso Marqués de Pombal supervisionou todos os aspectos da política económica, social e colonial, com a intenção de fazer que Portugal se convertesse em um sério rival para as outras potências européias, bem como para preservar seu próprio estatus de poder. Umconspiração de nobres falhou em sua tentativa de assassinar ao rei e ao marqués, o que permitiu que Melo expulsasse aos jesuitas de Portugal em 1759, ganhando o controle sobre a educação pública e confiscando ademais as terras da igreja. A continuacion José I implemento uma série de medidas economicas que têm sido descritas como dirigistas
O reinado de José foi também famoso pelo terramoto que assolou a cidade de Lisboa o 1 de novembro de 1755, dia de Todos os Santos. Mais de 100.000 pessoas perderam a vida por culpa do seísmo e o consequente tsunami. O terramoto fez ademais que José I desenvolvesse uma forte claustrofobia e já não se sentiu cómodo vivendo entre quatro paredes. Por isso, transladou o corte a um caro complexo de lojas localizadas nas colinas de Ajuda. É ali onde se encontra na actualidade o Palácio de Ajuda. A capital lisboeta se reconstruyó totalmente, mas a um custo elevado, seguindo as directrizes do Marqués de Pombal; uma estátua ecuestre do rei José ainda se pode ver na Praça do Comércio, uma das principais praças de Lisboa.

Morte e sucessão

Com a morte de José em 1777, o trono passou a sua filha, María e o férreo governo do Marqués de Pombal chegou a seu fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário