Previsão do Tempo

sábado, 5 de junho de 2010

A 6 de Junho de 1750, nasce o Abade Correia da Serra

Figura de relevo do Iluminismo português, o Abade Correia da Serra é, normalmente, conhecido pelas funções diplomáticas que desempenhou, nomeadamente as de embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América, no período turbulento que precedeu a independência do Brasil. A biografia que agora se apresenta pretende ir além das análises habituais desta personagem, oferecendo uma imagem multifacetada do Abade, onde se cruzam as dimensões científica, histórica e política da sua existência, analisadas à luz do complexo contexto nacional e internacional em que se movimentou.
A compreensão da figura de Correia da Serra impõe o estudo das suas convicções e contribuições científicas, normalmente votadas ao esquecimento, na medida em que é nelas que se articulam todos os outros aspectos da sua vida e obra. A originalidade das investigações que desenvolveu no âmbito da história natural e, especialmente, no domínio da botânica, colocam-no na senda de ideias que operaram a transição do paradigma da história natural setecentista para o da biologia do século XIX. A par disso, teve um papel activo na definição de uma rede internacional de naturalistas cuja relevância fez dele uma figura central nos circuitos de construção e de comunicação do saber científico.
No intuito de escapar a perseguições políticas e religiosas, o Abade Correia da Serra procurou refúgio além fronteiras, tendo viajado intensamente pela Europa e pelos Estados Unidos da América. No seu périplo de estrangeirado, privou com naturalistas e políticos estrangeiros de primeiro plano, embora tivesse sempre mantido ligações com o seu país natal. É exemplo disso o projecto científico e histórico ambicioso que gizou para a Academia das Ciências de Lisboa, quando esta dava os primeiros passos, apoiada pelo Duque de Lafões. Neste contexto, mas agora sob a égide de Rodrigo de Sousa Coutinho, com quem partilhou um projecto político que visava transferir a sede de poder do continente para o Portugal brasileiro, Correia da Serra chegou a desempenhar funções de agente científico que, por vezes, raiaram a espionagem. Mais tarde, com Thomas Jefferson, sonhou com a construção de dois hemisférios americanos, liderados pelos Estados Unidos da América e por Portugal, emancipados política e cientificamente da velha Europa. Correia da Serra não foi um homem de consensos fáceis, nem viveu de forma tranquila. A procura incessante de uma pátria ideal, política e intelectualmente, condenou-o a ser um eterno peregrino.

Sem comentários:

Enviar um comentário