Previsão do Tempo

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A 8 de Junho de 1191 Ricardo Coração de Leão chega a Jerusalém integrando a III Cruzada

Ricardo era o terceiro filho de Henrique II de Inglaterra e Leonor da Aquitânia, tendo nascido a 8 de Setembro de 1157. Foi educado por sua mãe numa óptica essencialmente voltada para a cultura francesa. Em 1168, recebe de seu pai o ducado da Aquitânia. Após a morte prematura de seus dois irmãos mais velhos, Ricardo torna-se sucessor do trono de Inglaterra e da Normandia. A sua coroação concretiza-se em 1189, após a morte do rei Henrique, seu pai. 
Ricardo nunca prestou atenção ao seu reino, nem sequer falava a língua inglesa. Logo após a coroação, e respondendo ao apelo do Papa, começa a organizar a expedição à Terra Santa com o intuito de reconquistar Jerusalém, na altura ocupada pelas tropas do infiel Saladino. Para tal, sacrifica os tesouros reais e sobrecarrega o povo com novos impostos. Convence Filipe II de França a juntar-se a ele nesta Terceira Cruzada, evitando assim a ameaça constante dos franceses aos territórios normandos.

Imagem
Escudo do rei Ricardo

A caminho de Jerusalém , conquista Chipre em 1191, e no mesmo ano casa com Berengária, princesa de Navarra. Nunca deu importância a esta união e nunca teve filhos.
Neste mesmo ano desentende-se com Filipe II de França que o abandona e chega à Terra Santa, sem que contudo consiga reconquistar Jerusalém. Entretanto em Inglaterra seu irmão mais novo, João Sem Terra, faz correr o boato da morte de Ricardo e usurpa o trono. Perante estas notícias Ricardo assina um tratado de paz com o sultão Saladino, que lhe reconhece a posse das cidades costeiras da Palestina e o livre acesso dos cristãos ao Santo Sepulcro, e regressa a Inglaterra.

Imagem

Na viagem é feito prisioneiro por Leopoldo da Austria, que pede um resgate de 150 000 marcos para o libertar, o equivalente ao dobro da renda anual da coroa inglesa. O pagamento deste resgate coloca o país na bancarrota e obriga a muitos impostos adicionais nos anos seguintes. Ricardo entra em Londres em 16 de março de 1194, aclamado pelo povo, saturado com o despotismo de João Sem Terra, que se refugia em território francês. É coroado rei pela segunda vez, perdoa a seu irmão e nomeia-o seu sucessor.
Apesar de todo o apoio que lhe foi dado, Ricardo abandona Inglaterra de novo em 1194, para lutar contra os franceses e nunca mais regressou.
Reza a lenda que o rei descobriu que o Visconde de Limoges, seu vassalo, teria encontrado uma valiosa moeda de ouro nas imediações do castelo. Como senhor feudal que era, exigiu a entrega da moeda, o que não aconteceu. Então Ricardo monta cerco ao castelo do Visconde. Descuidado, combate sem armadura e é ferido no abdómen por uma flecha. Este ferimento provoca gangrena que lhe causa a morte no dia 6 de Abril de 1199. O nobre francês que disparou a arma, apesar de ter sido perdoado pelo rei, no seu leito de morte, foi executado.
O seu corpo está sepultado na Abadia de Fontevraud, em Anjou (França)junto de seus pais e sua cunhada Isabella de Angouleme.

Imagem

Foi cognominado de “Coração de Leão” pela bravura e crueldade demonstradas em combate, e os seus feitos imortalizados em livros e banda desenhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário