Previsão do Tempo

quarta-feira, 30 de junho de 2010

António de Sousa Freitas, morreu a 30 de Junho de 2004

António de Sousa Freitas  (Buarcos, 1 de Janeiro de 1921  - Lisboa, 30 de Junho de 2004),  poeta e letrista português, agraciado com o Prémio Antero de Quental, em 1950, e com oPrémio Camilo Pessanha, em 1958.
Biografia
Nascido em Buarcos,  concelho da Figueira da Foz,  a 1 de Janeiro de 1921 (embora no bilhete de identidade constasse sempre 5 de Janeiro, devido a um atraso no registo),  António de Sousa Freitas iniciou o seu percurso literário durante os tempos de estudante em Coimbra (1939-1942).
A sua passagem por Coimbra, onde nunca viria a completar o curso de Direito, ficou marcada pelas colaborações no jornal universitário "Via Latina", pela fundação da revista literária "Vértice" e do jornal humorístico "Poney" e pelas diversas tertúlias literárias na companhia de Fernando Namora, João José Cochofel, Joaquim Namorado, José Brandão, Pina Martins, Carlos Oliveira e Álvaro Feijó, entre outros.
Em 1940, António Sousa Freitas publicou o seu primeiro livro de poesia, "Anita", uma colectânea de poemas de amor dedicados à sua primeira namorada, considerado pelo autor como tendo pouco significado na sua vida literária.
Dez anos depois, em 1951, e já a viver em Lisboa, tornou-se Director de Serviços de Informação Médica num Laboratório de Especialidades Farmacêuticas, cargo que manteve até 1983.  Fruto dessa experiência, colaborou no jornal "Semana Médica" e  -  em parceria com Jorge Ferreira da Silva  -  fundou o jornal "Saúde", pertencente à Sociedade Semana Médica, do qual foi editor.
Entre 1952 e 1963 colaborou nos programas da Emissora Nacional  "Ouvindo as Estrelas" e "Canções de Portugal",  ambos com textos de sua autoria, e nos programas  "Poetas de Ontem e de Hoje" e "Novidades Literárias",  com texto e locução a seu cargo, no Rádio Clube Português.  Participou também em programas publicitários da Robbialac.
Entretanto, a 30 de Junho de 1954, tornara-se beneficiário daSociedade Portuguesa de Autores (SPA)  com o nome de António de Freitas, passando a cooperante a 16 de Maio de 1979.
Enquanto letrista, escreveu canções musicadas pelos maestrosJoaquim Luís Gomes e Nóbrega e Sousa, e interpretadas por artistas como Simone de Oliveira, Maria de Lourdes Resende,Maria Clara, João Maria Tudela, António Calvário, Paulo Alexandre, Carlos do Carmo, Amália Rodrigues, João Braga, Ada de Castro, Maria da Fé, Sérgio Borges ou Marina Neves.
Na mesma área, integrou vários júris de Festivais da Canção, comDavid Mourão-Ferreira, Pedro Homem de Melo e outros nomes ligados à poesia e à música.
Em 1969, fundou o Gabinete Português de Medalhística, tendo sido grande impulsionador do coleccionismo nesta área em Portugal, o que é reconhecido tanto por coleccionadores como pelo próprio Estado.
Em 1985, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes.
Em 1990, António Sousa Freitas foi homenageado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz por ser o autor da "Canção da Figueira", tendo sido colocada uma lápide com o seu nome no Casino Peninsular daquela cidade e recebido a Medalha de Mérito, em ouro.
Na sua terra natal, Buarcos, existe também uma rua baptizada com o seu nome.
António Sousa Freitas (que também assinou obras como A. Sousa Freitas, António de Sousa Freitas e António de Sousa), faleceu a 30 de Junho de 2004 no Hospital Pulido Valente, tendo sido cremado.

Sem comentários:

Enviar um comentário