Previsão do Tempo

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Canonização de Nuno Álvares Pereira

O Papa Bento XVI referiu-se, há poucos minutos, a Frei Nuno de Santa Maria, o oitavo santo português proclamado em Roma às 10h33 (09h33 em Lisboa), como "herói e santo de Portugal", que viveu numa época em que a nação consolidou "a sua independência de Castela".

Lendo em português o parágrafo dedicado a Frei Nuno, Bento XVI acrescentou que, embora o novo santo "fosse um óptimo militar e um grande chefe, nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à acção suprema que vem de Deus".

Ontem, na conferência de imprensa em Roma a propósito da canonização, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, recusara várias vezes a "exaltação patriótica" da figura de Nuno Álvares Pereira.

As referências do Papa Ratzinger a Frei Nuno de Santa Maria foram sublinhadas várias vezes por aplausos dos cerca de dois mil portugueses e carmelitas que estarão presentes na Praça de São Pedro.

Bandeiras de Portugal, Açores e Brasil, faixas com inscrições, estandartes de escuteiros - o Condestável é patrono do Corpo Nacional de Escutas - assinalam numa Praça de São Pedro que se foi enchendo de pessoas, sendo perto de 30 mil no final da cerimónia, a presença dos peregrinos ligados a Frei Nuno.

Na homilia, que acabou há poucos minutos, Ratzinger acrescentou ainda que Nuno Álvares Pereira é exemplar pela "presença de uma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis às mesmas". Em qualquer situação, "mesmo de carácter militar e bélica, é possível actualizar e realizar os valores e princípios da vida cristã", acrescentou.

No entanto, o Papa não referiu, explicitamente, a generosidade de Frei Nuno para com os pobres. Depois de ter comandado o exército de D. João I, nomeadamente vencendo os castelhanos na batalha de Aljubarrota em 1385, o Condestável renunciou a todos os títulos e propriedades, distribuindo os seus bens pelos pobres e necessitados.

Ainda na homilia e a propósito da vida de Caterina Volpicelli, outra santa hoje proclamada, o Papa afirmou: "é possível construir uma sociedade aberta à justiça e à solidariedade, superando o desequilíbrio económico e cultural que continua a subsistir em grande parte do nosso planeta".

A fórmula de canonização pronunciada por Bento XVI às 10h33 locais, afirma: "Declaramos e definimos santos os beatos Arcangelo Tadini, Bernardo Tolomei, Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, Geltrude Comensoli e Caterina Volpicelli, e inscrevemo-los no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os santos”.

Os outros santos são todos italianos. O padre Arcangelo Tadini (1846-1912), que se dedicou a apoiar as operárias e fundou a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré. Bernardo Tolomei (1272-1348) também foi cavaleiro, tal como o Condestável português, antes de se dedicar a uma vida de monge eremita, fundando a congregação do Monte Olivete. As duas santas são Geltrude Comensoli (1847-1926), da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo (Itália), e Caterina Volpicelli (1839-1894), fundadora da congregação das Servas do Sagrado Coração, que se dedicam a apoiar pobres e jovens.

Na missa, a concelebrar com o Papa, participaram dez bispos e padres ligados à figura de Frei Nuno de Santa Maria: D. José Policarpo (cardeal-patriarca de Lisboa); D. Jorge Ortiga (arcebispo de Braga e presidente da Conferência Episcopal); os bispos de Évora (José Alves), Beja (António Vitalino) e Portalegre (Antonino Dias); o cardeal Saraiva Martins (ex-responsável da Congregação para a Causa dos Santos); os padres Fernando Millán (superior-geral dos Carmelitas), Agostinho Castro (provincial dos Carmelitas portugueses), Francisco Rodrigues (vice-postulador da Causa da Canonização) e José Filipe Agostinho (prior do Santo Condestável em Lisboa).



In "Público" ( 26.04.2009 - 10:08 Por António Marujo, em Roma)

Sem comentários:

Enviar um comentário