Previsão do Tempo

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cláudio Besserman Vianna, mais conhecido como Bussunda, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de junho de 1962


Cláudio Besserman Vianna, mais conhecido como Bussunda, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de junho de 1962. Foi um grande humorísta brasileiro e membro do programa de TV 'Casseta & Planeta, Urgente!'.
Nunca escondeu que não tinha interesse algum pelos estudos, quando adolescente chegou a ser reprovado com zero em todas as matérias.
"Na faculdade pública meus pais não podiam reclamar que pagavam mensalidade e a faculdade ajudava no meu projeto de vida de não fazer nada. Não me formei, mas foram ótimos anos".
Mas seu maior talento era seu bom humor, onde encontrou a alegria da sua vida. Uma de suas fortes características era zombar do próprio fato de ser glutão, o que o levava a imitar personagens com semelhante qualidade.
Começou sua carreira trabalhando como redator do jornal humorístico Casseta Popular, fundado por Beto Silva, Marcelo Madureira e Hélio de la Peña em 1978, que fez sucesso no início da década de 80, ao combinar o humor escrachado com a crítica política e de comportamento.
Nos anos 80 Bussunda iniciou suas participações na TV, primeiro como apresentador do programa adolescente de debates "Cabeça Feita" (TVE Brasil), mas tarde (1988) foi contratado como redator do programa TV Pirata, exibido pela Globo. Se tornou destaque natural do show "Eu vou tirar você desse lugar", início da parceria musical do Casseta Popular com o Planeta Diário.
Desde 1992, era um dos protagonistas do programa humorístico "Casseta & Planeta, Urgente!", da Rede Globo, mas continuou como cronista e jornalista independente.
Ainda na adolescência, na colônia de férias Kinderland, foi apelidado de "O Besserman Sujismundo" pelos seus colegas e, mais tarde "Bussunda". Mas o próprio Bussunda apresentava uma versão diferente para o origem do apelido, dizia que era a mistura "das duas coisas que eu mais gosto – aquela que começa com "Bus" e aquela que termina com "unda"".
Infelizmente, em decorrência de um ataque cardíaco, em 17 de junho de 2006, Bussunda faleceu à 16 Km do centro de Munique, onde acompanhava a Copa do Mundo. 
No dia anterior, após uma partida de futebol com amigos do Casseta & Planeta e alguns hóspedes do hotel, sentiu-se mal, mas dispensou assistência médica. Na manhã seguinte, após acordar, foi tomar o café da manhã no hotel onde estava hospedado e começou a passar mal; alguns paramédicos que também estavam hospedados no hotel foram chamados, tentaram reanimá-lo por mais de uma hora, mas foi um esforço em vão. Bussunda já havia morrido, às 8h30, hora local (3h30 no horário de Brasília). Faleceu 8 dias antes de seu aniversário de 44 anos.
O colega de programa Hélio de la Peña chamou o amigo de gênio: "Ele era o ponto de equilíbrio do grupo. Não sabemos como vamos ficar sem ele".
Cláudio Manoel lamenta o ocorrido com o colega: "É difícil falar sobre este momento. Somos amigos de infância, moramos juntos, não consigo me lembrar de nenhum momento sem ele. É uma tsunami. Estou soterrado" 
Beto Silva também lamentou a morte do amigo: "Bussunda era uma pessoa do bem, um gênio, um grande amigo. É uma perda para o Brasil".
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse em nota que "Bussunda era um grande artista, jovem símbolo da criatividade e irreverência brasileiras".

Sem comentários:

Enviar um comentário