Previsão do Tempo

sábado, 5 de junho de 2010

Eugénia Melo e Castro nasceu a 6 de Junho de 1958 na Covilhã

Data de Nascimento:06-06-1958
Local de Nascimento:Covilhã
País de Origem:Portugal

Eugénia Melo e Castro nasceu a 6 de Junho de 1958 na Covilhã, filha da escritora Maria Alberta Menéres e do poeta Ernesto de Melo e Castro. Aos 17 anos, depois de, na infância e adolescência, ter passado por escolas em várias cidades, inclusivamente em Londres onde estudou fotografia e cinema, vem para Lisboa. Passa então pela ARCO e estuda canto e piano até ao quinto ano no Conservatório de Lisboa. A ainda aspirante a cantora, entra no meio musical português em 1978, cantando nos discos de José Afonso, Vitorino, Sergio Godinho e Júlio Pereira, e participando ainda em espectáculos com o grupo de teatro A Barraca.

Em 1979 trava contacto em Lisboa com os músicos brasileiros Yório Gonçalves e Kleiton Ramil, com quem escreve em parceria os temas que seriam gravados para aquele que seria o seu primeiro disco, TERRA DE MEL. Faz uma maquete/ demo com viola e voz, acompanhada por Julio Pereira e Jaime Queimado, que em 2002 seria lançada em Cd.

Três anos depois, Eugénia vai ao Brasil pela primeira vez para convidar o pianista e arranjador Wagner Tiso, um dos mais destacados músicos no Brasil, que conta no seu currículo a direcção musical de alguns dos mais aclamados discos de Milton Nascimento, entre muitos outros.

Em 1982 sai o seu primeiro disco "Terra de Mel", que rapidamente chamou a atenção pela diferença e proposta musical, completamente novas no panorama musical português.
Começaria aqui uma parceria na produção e direcção musical, que seria continuada no disco seguinte, "Águas de Todo o Ano", lançado em 1983, álbum que comprova que a sua música continua a ser "brasileira" com sotaque português, como a própria afirmou. Do disco, é retirado o single da sua talvez mais bem sucedida canção "Dança da Lua", um tema de Túlio Mourão e Ronaldo Bastos (letrista habitual de Milton Nascimento), cantada em parceria com Ney Matogrosso. Foi a primeira vez que um artista português e um brasileiro gravaram em dueto. Estes seus dois primeiros trabalhos foram ambos discos de platina em Portugal, tendo Eugénia ganho vários em Portugal, entre os quais os de Melhor Cantora, Melhor Disco e Personalidade do Ano, em 1983.

Em 1985, a cantora está lançada no nosso país-irmão, onde os seus discos são recebidos com grande aceitação. 
Desempenha então o papel de actriz principal na telenovela " António Maria ", assumindo também a produção da sua banda-sonora. No mesmo ano, grava "Emissário de Um Rei Desconhecido", um tema de Milton Nascimento para um poema de Fernando Pessoa, que é incluído no álbum "Música Em Pessoa", dedicado ao poeta.

Em 1986, surge "Eugénia Melo E Castro III", produzido por Guto Graça e Melo, e com direcção musical de Toninho Horta, Túlio Mourão, Wagner Tiso e Gilson Peranzetta. O álbum vende bem no Brasil mas é mal recebido no nosso país, o que marca o começo do "afastamento" de Eugénia com o grande público português. 
Dois anos depois é editado "Coração Imprevisto", um álbum para piano e voz, com Wagner Tiso ao lado de Eugénia. Esse disco é considerado um dos 10 melhores discos do ano, nacional e internacional, no Brasil, e conta com a participação de Caetano Veloso no tema título do trabalho, para o qual compôs a música.

Em 1989, é editada a primeira das duas colectâneas da sua obra, "Canções e Momentos" e em 1990 lança "O Amor é Cego e Vê", um álbum baseado em temas portugueses da primeira metade do século XX. Participam deste disco Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gal Costa, Ney Matogrosso e Simone. Este disco ganha disco de ouro em Portugal. No mesmo ano, dá o seu primeiro grande concerto em terras lusas, no Teatro São Luís, com direcção de Mário Laginha.

Em 1993 grava, em Lisboa, "Lisboa, Dentro De Mim (O Sentimento De Um Ocidental)",que conta com a sua própria produção. No álbum participam músicos portugueses de grande nível como Mário Laginha, Carlos Zingaro, António Pinho Vargas e Pedro Caldeira Cabral, e do Brasil, Márcio Montarroyos, Wagner Tiso e Nico Assumpção. No mesmo ano, é editada uma segunda compilação intitulada "O Melhor De Eugénia Melo e Castro".

Em 1995, Eugénia regressa ao Brasil e grava "Eugénia Melo e Castro Canta Vinicius de Moraes", um disco feito em homenagem ao poeta, e que incluí a última gravação de Tom Jobim, piano e voz, em 'Canta Mais' além da participação de músicos e instrumentistas reconhecidos, como Egberto Gismonti. 
Deste disco saiu a primeira grande tournée no Brasil, da qual resultou a primeira gravação ao vivo, registada no SESC Pompeia e intítulada "Ao Vivo Em São Paulo". Deste trabalho fazem parte temas como "Argonautas" (Caetano Veloso), "O Que Tinha De Ser" (Jobim/Vinicius). Eugénia conta, ainda, com a participação dos músicos que com ela tocaram nessa tournée: Nelson Ayres, Paulo Belinatti e Itamar Colaço.

Em 1998 volta à representação, com uma participação como actriz e cantora no filme "Bocage, o Triunfo do Amor" de Djalma Limonge Batista. A obra é distinguida no Sundance Film Festival, em Utha, com a melhor Direcção Artística.

De todas estas viagens, trabalhos, concertos e gravações, nasce a ideia de alargar a sua experiência pessoal a outros artistas de ambos os países. Eugénia Melo e Castro idealiza, cria o programa de televisão "Atlântico", emitido em 1999, em Portugal pela RTP e no Brasil através da TV Cultura. Apresentado pela cantor e pelo brasileiro Nelson Mota o programa reuniu, durante 14 semanas, duplas de cantores e compositores dos dois países.

No ano seguinte, Eugénia grava com Wagner Tiso o tema 'Tanto Mar' para osong book de Chico Buarque e o disco ao vivo, "Motor da Luz". Em 2001, é lançado em Portugal o disco "Recomeço", resultado de uma gravação de 1979, anterior a "Terra de Mel". Nesse mesmo sai também, no Brasil e em Portugal, uma compilação especial de 16 duetos - " Eugénia Melo e Castro.COM " - que a cantora fez ao longo de 20 anos, com nomes como Ney Matogrosso, Caetano Veloso, com Gal Costa, Simone, Chico Buarque, Gonzaguinha, Tom Jobim, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Toninho Horta ou Paulo Jobim.

Um ano depois edita "Paz", um disco que marca a sua estreia na composição musical. O trabalho valeu-lhe uma nomeação para os Globos de Ouro de 2003, em Portugal.
Em 2004 grava, quase em simultâneo os álbuns "Dança da Lua" e "Desconstrução", sendo este último dedicado à obra de Chico Buarque. Com a participação do próprio cantor e compositor e de Adriana Calcanhoto, o Cd é lançado em 2005, no Brasil e em Portugal.

O ano de 2006 marca a gravação de um DVD comemorativo dos 25 anos de lançamento do seu primeiro disco, "Terra Mel". O registo sai em 2007, a 06 de Janeiro, e além dos temas que marcam a sua carreira, inclui seis músicas inéditas. Nesse ano, Eugénia Melo e Castro lança "POPortugal"

Sem comentários:

Enviar um comentário