Previsão do Tempo

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grécia vende ilhas para pagar dívidas



Crise

Grécia vende ilhas para pagar dívidas


Cristina Barreto  
25/06/10 11:25


Num acto de desespero para tentar equilibrar as suas contas públicas, Atenas quer vender ou alugar a longo prazo algumas das suas 6 mil ilhas.
Segundo avança o 'The Guardian', da lista de propriedades a alienar consta parte da ilha de Mykonos, um dos mais importantes destinos turísticos do país. O Governo grego, que controla um terço desta ilha, está à procura de um comprador que esteja interessado em investir no desenvolvimento de um complexo de luxo.
Adianta o jornal britânico que também a ilha de Rhodes é alvo de forte interesse por parte de investidores chineses e russos, nomeadamente Roman Abramovich, dono do Chelsea. Segundo cálculos do 'The Guardian', uma ilha na Grécia poderá valer entre 2 a 15 milhões de euros.
Do total das 6 mil ilhas gregas, apenas 227 são povoadas, pelo que a ideia do Governo passa também pela "impossibilidade de desenvolver infra-estruturas básicas" nesses locais, de modo a atrair investimento, explica o diário inglês.
Em Março, dirigentes alemães tinham aconselhado a Grécia a vender as ilhas para reduzir o défice público. "O Estado grego deve desfazer-se de forma radical das participações em empresas e vender terrenos, como por exemplo, as ilhas desabitadas", disse na altura, Frank Schäffler do Partido liberal alemão.
Estas medidas radicais surgem em resposta ao plano de resgate da União Europeia e do FMI, aprovado no mês passado, com vista a evitar o colapso das contas públicas da Grécia e mediante o qual serão injectados 110 mil milhões de euros na economia helénica.
In " Diário Económico"

Sem comentários:

Enviar um comentário