Previsão do Tempo

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Guerra da Coreia ocorreu entre 25 de Junho de 1950 e 27 de Julho de 1953

Quando o Japão foi obrigado a retirar as suas tropas e a desistir da sua tentativa de ocupação de grande parte da Ásia continental, incluindo a península da Coreia, esta foi dividida em duas, ao longo do paralelo 38. A norte a República Popular Democrática da Coreia (apoiada pela União Soviética) e a sul a República da Coreia (apoiada pelos Estados Unidos da América).

A Guerra da Coreia ocorreu entre 25 de Junho de 1950 e 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul com o apoio dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela União Soviética.

A 3 de Julho de 1950 a Coreia do Norte atacou de surpresa e conquistou a capital sul-coreana Seul. Os EUA sabiam que esta acção norte-coreana teve a colaboração soviética e sentiram-na como se tivesse sido no seu próprio território e enviaram o general Douglas MacArthur, para ajudar a Coreia do Sul.
Algum tempo depois, os 70 mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos 140 mil soldados americanos e aliados. Cinco dias depois, exactamente três meses após o início das hostilidades, Seul volta ao controlo sul-coreano. Mas não se ficaram por aqui, e rumaram a Pyongyang. Em Novembro as forças da Coreia do Sul e aliados estavam já próximas da fronteira com a República Popular da China, que para se proteger de qualquer tentativa militar contra-revolucionária enviou 300 mil homens para ajudar a Coreia do Norte.
Foram 3 anos de violentos confrontos.
Com a ajuda da China as forças sul-coreanas, americanas e britânicas voltam para baixo do paralelo 38. Uma nota para a Marilyn Monroe que visitou nesta altura as tropas americanas (tal como faz hoje em dia a Britney Spears) mostrando uma vez mais que este tipo de "artistas" não são mais que um mero instrumento imperial, dentro e fora do seu território.
A 23 de Junho começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Panmunjon, em 27 de Julho de 1953. O resultado é o cessar-fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões e meio de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado, e a Coreia continua dividida em Norte e Sul. Tecnicamente as duas Coreias continuam em guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário