Previsão do Tempo

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Jacquerie foi uma revolta camponesa que ocorreu em França entre 28 de Maio e 24 de Junho de 1358

A Jacquerie foi uma revolta camponesa que ocorreu no setentrião de França entre 28 de Maio e 24 de Junho de 1358, durante a Guerra dos cem anos. A designação deriva de Jacques Bonhomme, frase idiomática francesa, de conotação paternalista, que designava genericamente um camponês e que posteriormente foi usada pejorativamente, equivalendo a "joão-ninguém". A revolta iniciou-se de forma espontânea, reflectindo a sensação de desespero em que viviam as camadas mais pobres da sociedade, depois da Peste Negra, numa fundura em que a França se encontrava num vazio de poder e à mercê das companhias livres, bandos de mercenários renegados que vagueavam pelo país. As elites acabaram por esmigalhar a revolta em menos de um mês, matando, no processo, mais de 20.000 homens, o que viria a contribuir para o agravamento do problema demográfico do país. A termo "Jacquerie" passou a ser sinônimo de rebelião camponesa e, por séculos, a nobreza viveu sob o temor de uma repetição do incidente. Na memória popular, a "Jacquerie" é vista por uma série de massacres feitos pelos camponeses contra a nobreza. Na verdade, porém, os servos rebeldes estavam mais preocupados com a pilhagem, a comida e a bebida dos castelos do que com o homicídio de seus ocupantes. Frequentemente, se esquece que padres, artesãos e pequenos mercadores ocasionalmente se juntaram aos camponeses durante estas rebeliões. Antecedentes: a situação política e social em França, nos meados do século XIV, era caótica. O país fora gravemente atingido pela epidemia da Peste Negra (1348), que custara a vida de aproximadamente um terço da população. A doença atacou todas as classes sociais mas sobretudo dizimou os camponeses, comprometendo a produção agrícola, o que por sua vez causou falta de alimentos e aumento de preços. Em 1356, ainda na ressaca da epidemia a França perdeu a guerra de Poitiers frente a Inglaterra de forma desastrosa.

5 comentários:

  1. Muito bom, ajudou muito mesmo. Obrigado e parabéns! :)

    ResponderEliminar
  2. atinguio outras região da europa ?

    ResponderEliminar
  3. gostei,e achei interessante, pois com essa linguagem é mais facil a compreenção, sim pois além de tudo nós temos uma explicação mais resumida

    ResponderEliminar
  4. estou exatamente aprendendo sobre isso no colégio, achei interessante pois concretizei o que a "prô" disse
    sou a mesma que postou o comentário anterior

    ResponderEliminar
  5. É bem interessante sim, mas, o que causou a revolta? Isso você não colocou no texto acima, e as pessoas hoje em dia são bem exigentes, se você colocar em uma prova que lhe está perguntando o que causou você perde a questão.

    ResponderEliminar