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quarta-feira, 23 de junho de 2010

Juan Manuel Fangio nasceu no dia 24 de Junho de 1911 em Balcarce, na província argentina de Buenos Aires

Juan Manuel Fangio nasceu no dia 24 de Junho de 1911 em Balcarce, na província argentina de Buenos Aires. Filho de uma humilde família de imigrantes italianos, começou a trabalhar  numa oficina mecânica. Além dos automóveis, outra paixão era jogar futebol, o que lhe conferiu o apelido "El Chueco" (pernas tortas) que permaceria ao longo de sua vida. 

Em 1934 começou com as corridas e o simples facto de que tenha sobrevivido já o torna um campeão, pois os circuitos argentinos nessa época eram muito precários e perigosos. Mas Fangio demonstrou ser um persistente lutador e  consagrou-se duas vezes Campeão Nacional Argentino (em 1940 e em 1941). Tinha muita esperança de ir à Europa em busca de glórias ainda maiores, porém a Segunda Guerra Mundial postergou esses sonhos.
Em 1947 foi finalmente mandado à Europa com o auxílio financeiro do governo de Perón. Fangio pode demonstrar ao mundo toda a sua habilidade. Contrastando com sua figura tímida e sua voz baixa, quando se posicionava detrás do volante ele virava um piloto fora de série, como nunca visto antes. 
Sua primeira vitória na F1
Fangio se referia ao automobilismo sob duas perspectivas: como uma ciência que demandava um estudo exaustivo e ao mesmo tempo como uma arte que deveria ser cuidada como tal - costumava compará-lo à pintura.
Em meados de 1950 - quando teve início a era moderna do Gran Prix com a estréia da Fórmula Um - Fangio pilotava para a Alfa Romeo. Nesse ano terminou em segundo lugar mas logo ganhou seu primeiro Campeonato Mundial em 1951. Durante uma corrida em 1952 sofreu um grave acidente num Monza, quando fracturou o pescoço e teve que manter distância das pistas por quase duas temporadas. Em 1954 trocou a Maserati pela Mercedes, um movimento que o ajudou a conquistar o seu segundo título mundial - o primeiro de uma série de quatro títulos seguidos - abocanhando sempre as pole positions e ganhando seis das oito corridas do campeonato. No ano seguinte e novamente com um Mercedes, ganha seu terceiro Campeonato Mundial e forma uma dupla sensacional com o inglês Sterling Moss, seu colega de equipe. O jovem Sterling idolatrava o mentor mais velho e apelidou-o carinhosamente de "Maestro" (mestre).
Mas aí veio Le Mans. Fangio só se envolveu indirectamente no acidente que provocou a morte de 81 espectadores em 1955. De qualquer modo, isso marcou uma virada na sua carreira. A Mercedes  retirou-se do automobilismo e pairava no ar um risco real de que os governos europeus terminassem com a F1 por causa da tragédia. 
Fangio pilotando um Mercedes
Após mudar para à Ferrari, Fangio restaurou a glória da F1, conquistando 6 pole positions em 7 corridas e ganhando 3 delas (nas outras 4 ficou em segundo) para exigir seu quarto - e dizem, o melhor - Campeonato Mundial.
Em 1957 abandonou a Ferrari para voltar à Maserati, ganhando o quinto título mundial con performances extraordinárias. No circuito alemão de Nürburgring e tripulando um leve Maserati 250F, após um problema no reabastecimiento, teve que vir correndo detrás e faltando uma volta conseguiu passar os dois Ferraris oficiais diante do assombro do público e de seus rivais por seu virtuosismo. Isso rendeu-lhe com o correr do tempo, em fevereiro de 1958, o prémio anual da Academia Francesa de desportos por ser o autor da mais impressionante façanha desportiva do mundo.
Um ídolo se retira
Depois de algumas corridas em 195 retira-se do automobilismo, já sem ter que provar mais nada a ninguém, dizendo apenas "Acabou". Voltou à sua oficina com a consciência de ter salvo a F1 pós Le Mans e de ter estabelecido um padrão de excelência e domínio da máquina que provavelmente nunca serão igualados. Morreu tranqüilamente no dia 17 de julho de 1995 aos 84 anos. De todos aqueles que o seguiram, o legendário Fangio declarou que só Jim Clark e Ayrton Senna se aproximaram de suas habilidades ao volante.
Fangio num Maserati
9 Temporadas
51 Corridas
24 Vitórias
29 Pole Positions
23 Voltas Recorde
245 Pontos
5 Títulos de F1

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