Previsão do Tempo

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ninguém ouve ninguém? É esta a "democracia" do bloco central.


Que mais irá acontecer?
Os mega-agrupamentos estão a ser constituídos ao jeito bem democrático deste PS – o ME manda através do director-regional e mais nada!
Além disso, é o director regional que, muito democraticamente, vai nomear a futura CAP – não estão em causa os directores nomeados, quando muito o trabalho que desenvolveram até aqui, mas o processo – bem dentro do espírito do 75…
Basta um acordo entre a Câmara Municipal e o ME e tudo estará decidido sem mais. Não há reflexão pedagógica que valha – não adianta pensarem que uma equipa de três pessoas não é de forma alguma suficiente para gerir um mega-agrupamento, que a distância pode ser fatal até porque há escolas que distam muitos quilómetros umas das outras, que os laços entre a comunidade educativa, que urge reforçar, se vão perder cada vez mais, que nas reuniões de grupo e de departamento vai aumentar a incapacidade para se aprofundarem questões pedagógicas, que a violência e a indisciplina vão ser cada vez maiores, sobretudo em escolas onde já são uma realidade bem visível e perturbadora.
Nada interessa. Avança-se apenas, descendo ainda mais a qualidade da educação e continua-se a abrir o caminho à municipalização, mesmo que as autarquias não tenham verba para suportar as escolas e se a geração de PEC’s que agora nasce, impede o seu devido financiamento. E claro, nestas condições, a municipalização leva à privatização, pois está claro!
Claro que os mega-agrupamentos têm os dias contados, mas até lá, que danos irão ser causados? E será possível depois reparar os estragos?!… No ano em que se luta contra a pobreza e a exclusão social, não é esta decisão contraditória com tal ambição?!…
In " profblog"

Sem comentários:

Enviar um comentário