Previsão do Tempo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 04 de Junho, na História do Mundo

Principais acontecimentos registados no dia 04 de Junho, na História do Mundo:
 Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão
1647 - Carlos I, rei de Inglaterra, é feito refém pelo exército.
1800 - A cidade de Genova capitula às forças francesas.
1813 - A Prússia e a França assinam o armistício de Poischwitz.
1859 - Os austríacos saem derrotados em Magenta pelas forças francesas que libertam a cidade de Milão (Itália).
1878 - A Grã-Bretanha e a Turquia assinam um acordo secreto com objectivo de controlarem o avanço russo na Ásia Menor, e, segundo o qual, os britânicos prometem defender a Turquia de novos ataques, ficando com o direito a posse de Chipre.
1942 - Inicia-se a batalha de Midway, no Pacífico, no decorrer da II Guerra Mundial, altura em que os navios norte-americanos infligem a primeira derrota decisiva aos japoneses.
1944 - As forças aliadas entram em Roma (Itália), no decorrer da II Guerra Mundial.
1959 - Refinarias e plantações de açúcar norte-americanas em Cuba são expropriadas.
1960 - Em França, efectua-se a revisão constitucional e o Presidente Charles de Gaulle abre a porta às independências das suas colónias.
1970 - O reino de Tonga, no Pacífico, torna-se membro da Comunidade Britânica.
1974 - O número de mortos, vítimas de bexigas, ascende a dez mil no Estado indiano de Hibar, numa das maiores epidemias do género verificadas nos últimos anos.
1975 - O Parlamento grego decide autorizar o regresso ao país do rei Constantino II.
1979 - O Presidente da África do Sul, John Vorster, demite-se, quando uma comissão o acusa de ter tentado encobrir um escândalo governamental.
1982 - O Presidente dos EUA, Ronald Reagan, e o seu homólogo francês, François Mitterrand, reafirmam o seu apoio à Grã-Bretanha na questão das ilhas Malvinas/Falklands, em encontros separados com a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, em Versalhes, França.
1984 - Trinta e seis militantes Sikhs, refugiados no interior do Templo Dourado, em Amritsar, são mortos na sequência do tiroteio de cinco horas travado com a polícia e soldados.
1987 - Morre o director de orquestra Sammy Kaye aos 77 anos de idade, que fez "swingar" os Estados Unidos nos anos 40 e 50.
1988 - Um comboio carregado de explosivos explode ao entrar na estação de Arzamas, na União Soviética, matando 68 pessoas e ferindo 230.
1989 - Tropas chinesas massacram centena de estudantes do movimento pró-democracia, concentrados há sete semanas na Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial), em Pequim.
          - O Presidente iraniano, Ali Khameini, é escolhido para suceder ao falecido "Ayatollah" Khomeini como dirigente supremo do Irão.
1991 - O Chefe de Estado de Angola, José Eduardo dos Santos, defende, em Luanda, um "amplo debate a volta das questões constitucionais, de modo a criar às condições para as eleições multipartidárias.
1992 - O Papa João Paulo II inicia uma visita pastoral e de Estado a Angola onde é acolhido por cerca de cem mil pessoas em Luanda.
          - Em Angola, cria-se a Polícia de Intervenção Rápida (PIR)
1993 - O Parlamento de Angola aprova o estatuto dos deputados.
2005 - Homens armados abatem um jornalista da Rádio Televisão Nacional da Somália, numa zona sob controlo das milícias em Mogadíscio

             Este é o centésimo quinquagésimo quinto dia do ano. 
Faltam 210 dias para acabar 2010.


Sem comentários:

Enviar um comentário