Previsão do Tempo

domingo, 20 de junho de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 21 de Junho

 Principais acontecimentos registados no dia 21 de Junho:
É o dia do solstício de junho, quando começa o inverno no hemisfério sul e o verão no hemisfério norte. Portanto, é o dia mais longo e anoite mais curta no hemisfério norte e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério sul.

356 - Nasce a.C. - Alexandre, o Grande (dia disputado, outras fontes sugerem o fim de Julho).
1002 - Nasce Bruno de Eguisheim-Dagsbourg, futuro Papa Leão IX.
1377 - Morre Eduardo III de Inglaterra.
1527 - Morre Nicolau Maquiavel, historiador e cientista político
1661 - A paz de Kardis, assinada entre a Suécia e a Rússia, acaba com a guerra do norte.
1781 - Nasce Simaon Denis Poisson, matemático francês.
1788 - Os Estados Unidos da América implementam a sua constituição, quando New Hampshire se torna o nono estado a ratificá-la.
1793 - Forças britânicas, comandadas por Lord Lake, derrotam os rebeldes em Vinegar Hill, entram em Waxford e põem fim à rebelião irlandesa.
1813 - O Exército britânico, sob o comando do Duque de Wellington, inflige uma derrota total aos franceses, obrigando Napoleão Bonaparte a fugir de Espanha para a França.
1892 - Nasce Reinhold Niebuhr, teólogo norte-americano.
1905 - Nasce o escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre.
1908 - Morre Nikolai Rimsky-Korsakov, compositor russo.
1915 - Forças Boer, comandadas por Christian de Wet, rendem-se em Cloemfontein, na África do Sul.
1920 - Nasce Carlos Scliar, desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico brasileiro.
1940 - A França se rende à Alemanha durante a II Guerra Mundial.
1942 - Forças alemães, comandadas por Rommel, tomam a cidade de Tobruk no Norte de África, forçando os Britânicos retirada, no decorrer da II Guerra Mundial.
1945 - Fim da batalha de Okinawa (Japão) durante a II Guerra Mundial.
1953 - Julius e Ethel Rosenberg são executados, na cadeira eléctrica, nos Estados Unidos da América, condenados por espionagem a favor da URSS.
1963 - A França retira as suas forças navais da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN).

         - O Cardeal Montini é eleito Papa, adoptando o nome de Paulo VI.
1965 - O Japão e a Coreia do Sul retomam relações diplomáticas, ao cabo de 14 anos de difíceis negociações.
1970 - Eclode a guerra da Indochina, em numerosas frentes, travando-se os mais violentos combates desde que o conflito do Vietname se espalhou ao Cambodja em Abril.
1971 - O Tribunal Internacional de Justiça, com sede na Haia, determina ser ilegal administração sul-africana sobre o território da Namíbia (sudoeste africano).
1973 - O presidente dos Estados Unidos da América, Richard Nixon, e o dirigente soviético, Leonid Brejnev, aceitam em apressar as conversações sobre a limitação de armas estratégicas, de modo a se conseguir rapidamente um tratado permanente.
1980 - O Presidente norte-americano, James Carter, encontra-se com o Papa João Paulo II, no Vaticano, e afirma que ambos efectuam uma "peregrinação comum" em prol da paz, dos direitos humanos e da eliminação da fome e da doença.
1981 - As eleições legislativas francesas concedem a maioria absoluta aos Socialistas, com 285 dos 491 lugares na Assembleia Nacional, confirmando a vitória de Mitterrand nas presidenciais.

         - No Irão, Bani-Sadr é demitido das funções de presidente da República e emite-se um mandado de captura contra si.
1982 - Nasce William, príncipe de Gales, herdeiro da Coroa britânica.
1983 - Dois pescadores da embarcação "Mar Formoso" são mortos num incidente com elementos da Frente Polisário ao largo das costas da Mauritânia.
1985 - Um raio laser lançado da terra é reflectido pelo vaivém espacial "Discovery", no primeiro teste, com êxito, integrado no programa "Guerra das Estrelas".
1988 - O partido Comunista italiano elege Achille Ochetto de 52 anos de idade secretario-geral, sucedendo Alessandro Natta.
1989 - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, anuncia, aos embaixadores angolanos no exterior um plano de paz do Governo.

          - O Governo da província do Kwanza Norte abre um inquérito para apurar "o real motivo que determinou a ocupação militar da cidade de Ndalatando" em Outubro de 1992.

          - Angola e os Estados Unidos da América estabelecem formalmente relações diplomáticas.

         - Apesar de pedidos de clemência mundiais, as autoridades chinesas executam, em público, em Xangai, três homens acusados de deitarem fogo a um comboio em Maio, durante o período de manifestações do movimento pró-democracia.
1990 - Os parlamentos das repúblicas Democrática e da Federal da Alemanha aprovam o tratado de União Monetária, económica e social, primeiro grande passo no caminho da unificação das duas Alemanhas.

          - Um violento sismo abala o Irão provocando 35 mil mortos, 105 mil feridos e cerca de 400 mil desalojados.
1995 - O Governo de Angola convida, oficialmente, o líder da Unita a ocupar um dos cargos de vice-presidente da República de Angola.
1999 - Marcado para 08 de Agosto, o referendo sobre o futuro de Timor é adiado pelo secretário-geral da Organização da Nações Unidas.
 
2004 - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) analisa, na África do Sul, a participação dos países membros em operações de manutenção de paz da União Africana (UA).

         - Morre o presidente do Partido Democrático brasileiro (PDT), Leonel Brizola.
2005 - A polícia espanhola detém principais padrinhos (80 pessoas) da máfia do Leste.

         - Foguete russo, transportando um satélite militar de comunicações despenha-se na Sibéria.

           Este é o centésimo septuagésimo segundo dia do ano. 
Faltam 193 dias para acabar 2010.


Sem comentários:

Enviar um comentário