Previsão do Tempo

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Reginaldo Faria, nasceu na cidade de Nova Fribrugo (RJ) a 11 de Junho de 1937

Reginaldo Figueira de Faria, conhecido como Reginaldo Faria, nasceu na cidade de Nova Fribrugo (RJ) a 11 de Junho de 1937. O premiado actor, autor e director teve como sua primeira paixão artística o violão clássico.

O mundo da dramaturgia  chegou-lhe pelas mãos de seu irmão, o cineasta Roberto Farias. Começou a trabalhar no cinema como assistente de câmara, a convite do irmão, em “Rico Ri À Toa” (1957).

O seu primeiro grande papel no cinema foi exactamente num filme dirigido por Roberto, “Assalto ao Trem Pagador” (1962). Em 1968, assinou a direcção e roteiro de “Os Paqueras” que ainda teve sua participação como actor. A parceria com o irmão  rendeu-lhe desempenhos premiados. Na sua filmografia, destacam-se “Lúcio Flávio, Passageiro da Agonia’ (1978) - prémio de melhor actor em Gramado e no Festival de Taomina, na Itália - “Prá Frente Brasil’-prémio de melhor filme nos anos 80, também em Gramado- e “Barra Pesada”, produção dirigida por Faria e ganhadora de três Kikitos em 1978. Já em 1987, foi novamente premiado como melhor actor pelo filme “A Menina do Lado”,  numa bela interpretação ao lado de Flávia Monteiro. Teve várias experiências na direcção, depois da estréia com “Os Paqueras”.

Depois de mais de dez anos sem fazer cinema, voltou às telas em “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (2001) e em seguida fez “Cazuza - O Tempo Não Pára” (2004). Nos seus projectos está a captação de recursos para dois longas que planeja dirigir: “Festa dos Libertos” e a comédia “Arraial, me Ajuda!”.

Tem dedicado a maior parte de sua carreira ao cinema, mas a televisão, mesmo tendo chegado mais tarde, trouxe-lhe também reconhecimento e sucessos. Consagrou-se como galã em 1980, na novela “Água Viva”. Com passagem pela Rede Manchete onde fez “Corpo Santo, é na Globo que, nos últimos anos, tem actuado assiduamente em produções
como “Celebridade”, “Cabocla”, “América”, “Sinhá Moça” (2006) e “Paraíso Tropical” (2007)

Em 2008, o actor está no elenco da novela "Beleza Pura".

Reginaldo é pai do director Régis Faria, do actor Marcelo Faria e do caçula Carlos André que se prepara para a carreira no teatro.

Em 2009, Reginaldo Faria está no elenco da novela "Paraíso". da Rede Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário