Previsão do Tempo

terça-feira, 1 de junho de 2010

Santiago Bernabéu de Yeste, morreu a 2 de Junho de1978

Santiago Bernabéu de Yeste nasceu em "A Gruta", finca pertencente ao termo municipal de Montealegre do Castillo (Albacete) o 8 deJunho de 1895, ainda que foi inscrito no registo civil da vizinha localidade de Almansa, e foi um jogador de futebol]] e, posteriormente, presidente do Real Madri desde 1943 até 1978. O estádio e o troféu veraniego deste clube levam seu nome em sua honra. Morreu em Madri, o 2 de junho de 1978.Filho de José Bernabéu Ibáñez, advogado valenciano e administrador das propriedades do Marqués de Villafuerte e da Condesa de Montealegre, e de doña Antonia de Yeste Núñez. Transladou-se de muito pequeno a Madri com seus quatro irmãos, Isabel, José, Antonio e Marcelo, onde estudou Direito]]. Recém chegado à capital espanhola, Santiago ingressa no colégio dos Agustinos de San Lorenzo do Escorial, onde começou a jogar ao futebol, segundo ele mesmo porque "era a melhor forma de não passar frio no pátio". Pese a que gostava de jogar de goleiro, seus irmãos lhe obrigaram a jogar de atacante centro. Terminados seus estudos primários, o jovem Santiago assiste ao instituto Cardeal Cisneros de Madri, onde terminou o bachillerato. Em 1909, com 14 anos, cumpriu seu sonho de jogar no Real Madri, ainda que, por enquanto, só em categoria juvenil. Uma mostra de sua paixão pelo Real sucede em 1912, quando se alugaram os terrenos da rua Ou´Donnell. Santiago foi um dos voluntários madridistas que iam a diário a cada tarde a desescombrar e allanar o campo. Dom Pedro Parages pagou de seu bolsillo a valla de madeira que delimitaba o terreno de jogo com o exterior e foi Bernabeu quem se ofereceu para a pintar. Com 17 anos e finalizando a temporada 1912-13, ascendeu à primeira equipa. Jogou na primeira equipa do Real Madri como atacante desde 1911 até 1928, conseguindo uma Copa de Espanha.
Após o instituto estudou direito na Universidade Central da rua San Bernardo, em Madri, onde se licenciou como advogado. Apesar de ter sido um dos jogadores referência do Real de começos de século, Bernabéu nunca foi internacional por Espanha, ainda que se foi convocado. O denunciar publicamente o sistema de quotas regionais pelo que se convocava aos jogadores foi o detonante para ser vetado da selecção espanhola.
Pendura as botas em 1927 e depois de quinze anos na primeira equipa, passa a ser delegado da equipa. Depois, passa a fazer parte da gerencia técnica depois de relevar a dom José Berraondo. Em um ano depois entra na directora do clube. Até 1935 desempenhou no Real Madri os cargos de segundo treinador, treinador, delegado da equipa, secretário e director.
Em 1936, combateu com as tropas sublevadas (franquistas) e participou na campanha de Cataluña baixo o comando do geral Muñoz Grandes.

Presidente do Real Madri CF

Santiago Bernabéu cedo começou a trabalhar na construção do Novo Chamartín (naquele momento o estádio maior de Espanha) e de uma Cidade Desportiva onde os jogadores desenvolvessem sua convivência a diário sem estragar a grama do estádio, onde se pudesse desenvolver a cantera e os sócios do clube pudessem desfrutar das instalações. Junto a Raimundo Saporta, sua mão direita, cedo iria inaugurando novas secções nas que se encontravam o basquetebalonmanovoleiboltênis ou a gimnasia. O 14 de Dezembro de 1947, inaugura-se oficialmente o novo Chamartín, com o partido amistoso entre o Real Madri e o Vos Belenenses luso, partido que ganhou a equipa espanhola por 3-1 Em 1952, o Real Madri convida ao Milionários de Bogotá colombiano para disputar o partido que comemora os 50 anos da fundação do Real. Durante este partido, Bernabeu ficou perplejo com esta equipa, com seu futebol ultraofensivo, desconhecido por aquele então no Velho Continente. Comandados por um Alfredo Dei Stéfano que maravilló a todo o público e a um Santiago Bernabéu que presenció, insólito, como a equipa colombiana ganhava por 4-2 em seu próprio estádio. Dei Stéfano completou uma actuação memorable, marcando duas dos quatro tantos de sua equipa. "Quero a esse jogador, custe o que custe esse argentinotem que jogar no Madri", essas foram as palavras de Santiago a Raimundo Saporta. Dom Santiago fichó depois a jogadores históricos da etapa dourada branca como Gento, Molowny, SantamaríaMiguel MuñozKopa, Joseíto, Rial ou Puskás. A chegada de Dei Stéfano a Espanha esteve carregada de polémica, pois o jogador tinha contrato em vigor com o clube Milionários de Bogotá por um ano e tinha assinado outro contrato com o River Plate argentino por três anos. O F.C. Barcelona comprou os direitos ao River Plate enquanto o Real Madri, na figura em Raimundo Saporta, comprou seus direitos ao clube Milionários de Bogotá. Foi então quando a federação espanhola intercedió[cita requerida] para que a entidade azulgrana e o Real Madri compartilhassem o jogador, em um ano no Real Madri e outro no F.C. Barcelona durante 4 anos. O F.C. Barcelona não acedeu, tentando vender seus direitos à Juventus de Turín mas Dei Stéfano fichó finalmente pelo Real. Em sua etapa merengue conseguiu 5 pichichis consecutivos e a conquista da terça Une branca depois de 21 anos de seca.
4 de janeiro de 1955, a Junta Geral de Sócios do Real lembra por unanimidade mudar o nome do Estádio Novo Chamartín pelo de Estádio Santiago Bernabéu]], algo que a Dom Santiago não gostou demasiado, já que sempre tinha rehuido o personalismo e porque, para dele, o nome de Chamartín era parte de sua vida. Depois de vários anos de "passeio" pelo campeonato doméstico, Dom Santiago propõe a criação de um torneio europeu onde os campeões nacionais de une dos respectivos países possam se disputar entre sim o título de Copa da Europa de Clubes Campeões]]. Chamado de loucura ou tolice por muitos, o jornalista do prestigioso diário desportivo francês, L' Equipe, Gabriel Hanot apoiou desde o primeiro momento a ideia do mandatário espanhol. O próprio jornalista francês reuniu-se junto a Bedrignan, Bernabéu e Gustav Sevesen no hotel Ambassador de Paris. A UEFA aprovou a ideia e organizou aquele torneio sem demasiado convencimiento.
A equipa construída por Dom Santiago e comandado por Dei Stéfano ganhou as cinco primeiras edições da Copa da Europa, marcando uma meta e conseguindo a admiração do continente europeu pelo jogo do Real Madri. Vários clubes, entre eles o Leeds United inglês, variaram seu uniforme para vestir de branco como homenagem ao Real Madri. "A Equipa que tinha reinventado o futebol" como escreveu o diário L'Équipe. No diário britânico The Times escreveu-se "O Real Madri passeia-se por Europa como antanho se passeavam os vikingos: arrasando-o tudo a seu passo". Daí que desde então os madridistas sejam conhecidos também como "Vikingos".
A Sexta Copa da Europa de 1966 foi obtida pelo Real com uma equipa formada exclusivamente por espanhóis. O Real Madri é junto aoCeltic de Glasgow e o Steaua de Bucarest o único clube que tem ganhado a Copa da Europa com uma equipa sem estrangeiros. Famosas eram suas "Santiaguinas" aos jogadores no vestuario. Ele, que tinha sido jogador e treinador, compreendia perfeitamente a psicologia da cada jogador e sabia criar união entre "seus rapazs" e os madridistas.
A Santiago sempre se lhe tachó de homem de grande honestidade e honradez. Como episódios já legendarias cabe destacar que não aceitou que o Real Madri lhe pagasse um salário como presidente (já doente de cancro]] em seus últimos dias proibiu a sua mulher aceitar uma pensão do clube), se se levava o jornal a casa passava por tesorería para o pagar e, inclusive, chegou a assistir a algumas recepções com trajes remendados a tal ponto que seus directores chegaram a lembrar lhe presentear um traje no dia de seu aniversário.
Apesar de seu gravísima doença, Santiago não quis faltar a suas obrigações. Seu último aparecimento no palco do estádio que levava seu nome provocou uma cena inolvidable ao se levantar os 120.000 espectadores estallando uma atronadora ovación na que se misturaram aplausos e lágrimas de homenagem ao homem que tinha convertido seu sonho pessoal na dita de todos os madridistas. Sua última junta directiva presidiu-a com um estado de doença bastante avançado. Mal podia já se sustentar em pé e os directores a duras penas puderam conter as lágrimas.
Em março de 1978 recebeu a Medalha de Ouro e Brilhantes da Real Federação Espanhola de Futebol de o, por então presidente, Pablo Porta. Pouco depois, o 19 de abril de 1978, coincidindo com a disputa do final da Copa do Rei no Estádio Santiago Bernabéu, o Rei dom Juan Carlos, que presidia o encontro, impôs a Santiago Bernabéu a Medalha de Ouro ao Mérito Desportivo, e a seguir o ministro de Cultura, Pío Cabanillas, lhe entregou a Placa de Ouro ao Mérito Desportivo. Cinco dias depois morria. Em seu leito de morte pediu a seus íntimos amigos que não deixassem a sua mulher desabrigada. Era o dia 2 de junho do ano 1978. Mais de 100.000 pessoas desfilaram pela capilla ardente instalada no estádio para dar-lhe o último adeus e toda Almansa se jogou à rua para receber o caixão que foi enterrado em sua cidade natal.
Sua morte coincidiu com a celebração do Mundial da Argentina'78. Na jornada inaugural do Mundial guardou-se um minuto de silêncio em todos os partidos e a FIFA decretou três dias de luto.

Títulos

Tinha presidido o clube durante trinta e cinco anos nos que tinha ganhado, com suas secções de futebol]] e basquete (não se incluem os títulos ganhados com o resto de secções desportivas):

Futebol

  • Unes
  • Copas da Europa
  • Copas de Espanha
  • Copa Intercontinental
  • Copas Latinas
  • Pequenas Copas do Mundo
  • 1 Troféu Ano Santo Compostelano
  • Costa do Sol
  • 1 Conde de Fenosa
  • 1 Cidade de Palma
  • 1 Aid O Kabir
  • 1 Benito Villamarín
  • Colombino
  • 1 Mohamed V
  • Teresa Herrera
  • Ramón de Carranza
  • 1 Imortal Gerona
  • 1 Concepção Arenal
  • 1 75 Aniversário Real Madri

Basquete

  • 31 Unes
  • 18 Copas de Espanha
  • Copas da Europa
  • Campeonatos Mundiais de Clubes de Basquete
  • 8 Campeonatos de Castilla
  • 11 Torneios de Navidad.

Controvérsia popular

Bernabeu teve vários desencuentros com dirigentes franquistas, algum dos quais pôde lhe ter custado a vida, como quando se enfrentou com o general Millán Astray, fundador da Legión Espanhola e colega de armas do general Francisco Franco. Millán Astray assistia no palco de convidados do estádio Chamartín a um partido e se propasó com a esposa de um dos convidados. Bernabeu, ao inteirar do incidente, subiu ao palco de convidados e expulsou ao general proibindo-lhe a entrada no estádio. Millán Astray ameaçou-o de morte e só a intervenção do geral Muñoz Grandes, a cujas ordens serviu Bernabeu na Guerra Civil, impediu que o assunto fora a maiores.
Outro incidente teve lugar no pavilhão de desportos (hoje Pavilhão Raimundo Saporta). Durante um partido de basquete entre o Real Madri e o Maccabi Tel-Aviv, na apresentação, Bernabeu tirou-se sua própria insígnia de ouro do clube e condecoró com ela ao geral israelita Moshé Dayán, declarado seguidor madridista. Este detalhe provocou as iras do governo, já que o regime do general Franco não reconhecia ao estado de Israel e aumentou, assim, as não muito boas relações com membros do regime.
Estes desencuentros custaram-lhe a rejeição do governo, em 1973, ao plano de construção de um novo estádio que Bernabeu solicitou. Tanto o governo, como o prefeito de Madri, Arias Navarro, ignoraram o projecto do mandatário branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário