Previsão do Tempo

sábado, 12 de junho de 2010

Vasco António Rodrigues Santana, morreu a 13 de Junho de 1958



VASCO SANTANA




Vasco António Rodrigues Santana

Nasceu em Lisboa a 28 de Janeiro de 1898 e viria a falecer nesta mesma cidade em 13 de Junho de 1958, tendo um funeral com honras de estado!
Adorado pelo público este actor foi um marco incontornável até aos nossos dias na arte de representar.
Era visita assídua do teatro Avenida e amigo dos actores. Um dia o actor Artur Rodrigues adoeceu e ele como sabia o papel ofereceu-se para o substituir e nunca mais largou o teatro, nem o teatro a ele, foi na revista “ O Beijo”; o êxito foi de tal forma que logo na temporada a seguir é contratado para a companhia Satanela/ Amarante. Em 1930 estreia-se na comédia como actor e autor e encenador fazendo centenas de comédias ao lado de grandes nomes da cena Portuguesa “ O meu menino”, “ Desculpa ó Caetano”, “ Um fantasma chamado Isabel “ etc.
Em 1940 dá-se o seu casamento com a então popular actriz Mirita Casimiro, visto que ele ficara viúvo da actriz Aldina de Sousa e durante 6 anos era o casal mais adorado do teatro Português; trabalhando sempre os dois em revistas de grande êxito junto do público, esse casamento terminou em 1946.
A rádio também foi a menina dos seus olhos e “Os diálogos de Lélé e Zequinha” foi um caso sério de popularidade … O país parava para ouvir esse momento de comédia com Vasco Santana, Irene Velez, Maria Matos e Henrique Santana (seu filho, que viria a ser o meu saudoso Mestre Henrique).
O seu talento ainda pode hoje ser visto em muitos filmes Portugueses que ficarão para sempre na memória do público de todas as gerações… “Ó Evaristo, tens cá disto????” Quem se vai esquecer de uma frase tão simples e já eterna?
O público elege os seus artistas e estabelece com eles, um pacto, pacto esse que com Vasco Santana nunca foi quebrado, até hoje! Caso raro de cumplicidade e eterna saudade deste povo que nunca esqueceu o seu “Vasquinho da anatomia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário