Previsão do Tempo

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A 15 de Julho de 2003, morreu Fernando Maurício


Fernando da Silva Maurício, nasceu em Lisboa na Rua do Capelã a 21 de Novembro de 1933.
Começou a cantar aos oito anos de idade.
Filho de gente humilde,  começou a trabalhar aos 13 anos como aprendiz de manufactura de calçado.
Em 1947 no Concurso de Fados organizado no Café Latino, fica classificado em 3º lugar, mas é-lhe concedida a Carteira Profissional numa autorização especial da Inspecção Geral de Espectáculos., por ser menor. Ainda nesse ano participa na Marcha Infantil da Mouraria. 
Voz genuína, espírito livre e homem arreigado nas sua raízes de lisboeta, foi  um grande intérprete do Fado. A sua autenticidade, o seu apego a uma forma popular de estar e sentir a vida da cidade, o seu enorme talento fizeram dele um fadista admirado e principalmente o orgulho, do seu bairro «A Mouraria».
Já foi aprovado em Assembleia Municipal e brevemente Lisboa terá um a rua com o seu nome.
 Recebeu ao longo da sua vida vários prémios, dos quais se contam: Prémio da Imprensa (1969) e os Prémios Prestígio e de Carreira da Casa da Imprensa (1985/1986). Em Maio de 2001, no Coliseu, foi agraciado pelo Presidente da República, com a Comenda da Ordem de Mérito.
Era avesso a homenagens mas em 1989, Amália descerrou na rua onde nasceu duas lápides evocativas das vozes do fado emblemáticas deste bairro: Maria Severa Onofriana e Fernando da Silva Maurício. A Câmara Municipal de Lisboa assinalou em 1994 as suas bodas de ouro artísticas no S. Luiz. E em 2001 de novo o homenageou nos Paços do Concelho quando publicou, com a colaboração da então EBAHL (actual EGEAC) e da Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, a sua biografia pessoal e artística.
A Câmara Municipal de Lisboa presta-lhe mais uma homenagem ao atribuir o seu nome a uma rua de Lisboa, na freguesia de Marvila. Ao lado de outros grande nomes do Fado,   Alfredo Marceneiro, Fernando Farinha e Armadinho, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário