Previsão do Tempo

sábado, 17 de julho de 2010

A 18 de Julho de 1100, morreu Godofredo de Bulhão




Godofredo de Bulhão (Godefroy de Bouillon em francês) (Bolonha-sobre-o-Mar1058 - Jerusalém18 de Julho de 1100), foi um nobre e militar francoduque da Baixa Lorena (1087-1100), senhor de Bulhão (1076-1096), um dos líderes da Primeira Cruzada e o primeiro soberano do Reino Latino de Jerusalém, apesar de recusar o título de rei.

Godofredo de Bulhão nasceu em c.1060, mais provavelmente em 1058 no condado de Bolonha, parte do Sacro Império Romano-Germânico, em Bolonha-sobre-o-Mar (actualmente na França) ou em Baisy (cidade da actual província do Brabante Valão na Bélgica).
Descendente de Carlos Magno, era filho do conde Eustácio II de Bolonha com Ida de Lorena, filha de Godofredo o Barbudoduque da Baixa Lorena e conde deVerdun. Os seus irmãos foram Eustácio III de Bolonha e Balduíno I de Jerusalém. O facto de ser o segundo filho determinou o seu futuro, uma vez que na Idade Média o filho primogénito, neste caso o seu irmão Eustácio, geralmente herdava todos os territórios dos pais.
A sua oportunidade surgiu pelo seu tio materno Godfredo o Corcunda: foi ele quem o instruíu sobre a cavalaria no seu castelo de Bulhão; e quando foiassassinado, morrendo sem descendência, nomeou-o seu herdeiro e sucessor no Ducado da Baixa Lorena.

O jovem nobre serviu Henrique IV, apoiando-o na 
questão das investiduras contra o papa Gregório VII, lutando ao seu lado contra as forças do seu rival Rudolfo da Suábia e em batalhas na Itália, ajudando o imperador a tomar a cidade de Roma do papa.Este território tinha um papel político importante na época, uma vez que ficava na fronteira do reino da França com o Sacro Império. De facto, a Baixa Lorena era tão importante que Henrique IVrei da Germânia e futuro imperador(1084-1105), decidiu ceder esse domínio ao seu filho Conrado II da Itália em 1076, e deixar a Godofredo apenas Bulhão e a Marca de Antuérpia, como um teste às suas capacidades e lealdade.
Ao memo tempo, Godofredo lutava para manter o controle sobre as terras que lhe restaram contra a viúva do seu tio, Matilde da Toscana, que contestava a legitimidade desta herança. Houve também outras tentativas de lhe tomarem parte das suas terras, e nesses conflitos foi auxiliado pelos seus dois irmãos.
Após um longo período de lutas, e depois de provar ser um súbdito leal de Henrique IV, este finalmente atribuíu-lhe o Ducado da Baixa Lorena em 1087. Mas manteve-se um nobre menor, e a mais forte influência que deixaria na Europa seria criada posteriormente, nas cruzadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário