Previsão do Tempo

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A 2 de Julho de 1903 os EUA, arrendam a Baía de Guantanamo a Cuba

Situada na costa sudeste de Cuba, a base tem uma extensão de 117 km2. Está rodeada por 26 quilómetros de arame farpado, minas e barreiras naturais pântanos e as águas infestadas de tubarões do mar das Caraíbas. O espaço aéreo é controlado por um radar e guardas armados controlam o perímetro a partir de torres de vigia.
Situada em território cubano, a baía de Guantánamo está sob controlo americano desde 1903, quando o Governo dos EUA fez um contrato de arrendamento perpétuo com Tomás Estrada Palma, primeiro Presidente cubano. Neste momento, a base recebe 520 detidos; os restantes foram libertados e repatriados para os seus países.
Na base vivem, além dos detidos, 500 soldados e dois mil civis. Os primeiros presos chegados em 2002, foram alojados no campo X-Ray, constituído por celas minúsculas, com paredes de rede e cobertas com chapas de zinco. As lâmpadas estavam acesas 24 horas por dia para facilitar a vigilância. Os detidos apenas estavam autorizados a sair 15 minutos por dia. Em Abril de 2002, X-Ray foi encerrado, sendo substituído pelo campo Delta. Este é constituído por seis edifícios. Os campos 1, 2 e 3 recebem os prisioneiros considerados mais perigosos. Os novos reclusos chegam ao campo 3 onde a segurança é mais elevada. À medida que vão cooperando, são transferidos para os complexos que têm melhores condições e mais liberdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário